terça-feira, 2 de julho de 2013
Documentário: «El Nombre de la Paz es Justicia: Voces de las FARC-EP»
No Verão de 2012, anunciou-se a criação de uma mesa de diálogo entre o Governo da Colômbia e as Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia. Este diálogo é um acontecimento de relevância histórica tanto para o Povo colombiano como para os povos do continente. Nas conversações está em jogo a possibilidade de uma saída política para o conflito social e armado que dilacera a antiga República da Nova Granada há mais de cinquenta anos.
El Nombre de la Paz es Justicia é um documentário da Equipo EDC [Escuela de Cuadros] que nos leva até Havana, local onde decorrem as negociações. Nele, podemos ouvir diversas figuras que compõem a delegação das FARC-EP, como os comandantes Ricardo Téllez, Jesús Santrich, Andrés Paris e Marco León Calarcá, bem como a internacionalista Alexandra Nariño, as guerrilheiras Camila Cienfuegos e Diana Grajales, e ainda o músico Jaime Nevado.
Rico em histórias pessoais, o documentário fala-nos da vida quotidiana e da cultura na guerrilha. Mas o tema central é a longa busca de uma paz duradoura por parte desta organização político-militar. Para as FARC, a paz é sinónimo de justiça social; a verdadeira paz será alcançada eliminando as raízes do conflito: a desigualdade extrema, a entrega livre do país às transnacionais e a exclusão violenta do Povo da vida política colombiana. / Fonte: pakitoarriaran.org
Ver também: «Comunicado conjunto de FARC-EP y ELN»
En Nuestra América soplan hoy poderosos vientos hacia la democracia, la soberanía, la justicia social, el buen vivir y la integración de nuestros pueblos. Los colombianos no podemos permanecer al margen de este proceso histórico hacia la definitiva independencia. (lahaine.org)
Etiquetas:
cultura,
entrevista,
fora de Euskal Herria,
Opinião,
Repressão,
VIDEO