No sábado passado, um grupo de jovens ocupou um edifício em Lekeitio (Bizkaia), e hoje de manhã a Ertzaintza expulsou todos os que se lá se encontravam. De acordo com a informação divulgada pelo portal topatu.info, um grande número de agentes participou na operação, e cerca de vinte pessoas foram identificadas.
De acordo com a Gazte Asanblada Lekeitio, no interior do gaztetxe estavam 21 jovens, que ali passaram a noite. Pelas 7h30, algumas pessoas ligaram para os jovens dizendo-lhes que Ertzaintza vinha lá. «Quase não tivemos tempo para nada, e eles a baterem à porta», disseram. «Nós dissemos-lhes que íamos abrir, e, mal começámos a falar, deitaram a porta abaixo e entraram», acrescentaram.
Depois de entrarem no edifício, os ertzainas disseram aos jovens que, se não saíssem pelo seu próprio pé, eram corridos. Os jovens saíram por sua iniciativa; a Ertzaintza identificou-os a todos.
De acordo com algumas testemunhas, os jovens foram expulsos do edifício sem que lhes fosse mostrada qualquer ordem de despejo. Na sequência destes acontecimentos, foi convocada uma assembleia popular para as 19h00 e uma mobilização para as 20h30. / Fonte: Berria / Muitas fotos: topatu.info / Ver também: BorrokaGaraiaDa
Vídeo: Despejo do Gaztetxe de Lekeitio (ZerEsana)