O deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, anunciou que a Medalha de Ouro da instituição foral este ano será atribuída ao escultor bermeotarra Néstor Basterretxea, que vive em Gipuzkoa desde jovem e é um dos artistas mais destacados do século XX.
Com este galardão, a Deputação procura reconhecer a trajectória multidisciplinar de Basterretxea no âmbito artístico, bem como o seu compromisso com o seu povo e o seu trabalho em prol da divulgação da imagem de Gipuzkoa.
Duas Placas de Ouro para o Egin e o Egunkaria
Por outro lado, o Conselho de Deputados decidiu também atribuir duas Placas de Ouro ao Egin, encerrado há quinze anos por ordem do juiz Baltasar Garzón num dos «ataques mais selvagens contra a liberdade de expressão». A Deputação recordou que o Egin nasceu em 1977 graças ao contributo de milhares de guipuscoanos e, depois de «agitar o panorama político» basco durante 21 anos, «foi vítima do golpe mais vil do Governo de direita de Espanha».
Em relação ao Euskaldunon Egunkaria [também alvo de brutal repressão e encerrado de forma vil pela direita de Espanha, em 2003], a instituição foral sublinha que «fez jornalismo com uma grande independência» e foi «um dos poucos projectos que na história de Euskal Herria do século XX foi capaz de pôr de acordo» euskaldunes de todas as ideologias. A entrega dos galardões terá lugar no dia 12 de Setembro. / Fonte: naiz.info