quarta-feira, 10 de junho de 2009

Afirmam que a sentença contra a autarca de Hernani «estava decidida de antemão»


A esquerda abertzale de Hernani afirmou ontem que a condenação da Audiência Nacional contra a sua autarca, Marian Beitialarrangoitia, possui um claro fundo político e que estava decidida de antemão”.

A primeira edil compareceu no tribunal de excepção de Madrid por se ter solidarizado com Igor Portu e Mattin Sarasola depois de se saber que tinham denunciado a prática de tortura. Por tal, foi condenada a um ano de prisão e sete de inabilitação.

No entender da esquerda abertzale, não é a Audiência Nacional, órgão “a que os hernaniarras não reconhecem nenhuma legitimidade, mas são os habitantes desta localidade quem deve julgar o trabalho realizado por Beitialarrangoitia”. Consideram ainda que com esta sentença se condenou também a maioria deste povo.

“Querem-nos amordaçar, imobilizar, assustar, paralisar, encarcerar...”, insistiram. No entanto, advertiram que vão continuar a trabalhar e a mostrar o seu sentimento, passando por cima de todas as adversidades.

Quiseram agradecer o apoio recebido por parte dos habitantes de Hernani e convidaram os representantes políticos do Município a aprenderem com a lição democrática que os hernaniarras deram: “Pedimos-lhes que joguem limpo e que não caiam na tentação de utilizar esta sentença para acalmar a sua sede de poder e a sua impotência”.

A esquerda abertzale reiterou a sua aposta numa solução do conflito político em bases democráticas, mediante o diálogo e a negociação.

Fonte: Gara
Maite zaitu(zte)gu!