quarta-feira, 17 de junho de 2009

Graves irregularidades verificadas no processo eleitoral levam a II-SP a apresentar recurso nas juntas provinciais


Sucedem-se as denúncias de irregularidades ligadas ao processo eleitoral de 7 de Junho no Estado espanhol. A Iniciativa Internacionalista já pediu a sua anulação em várias juntas eleitorais. Confirmam-se as de Madrid e Cádiz, uma outra em Barcelona e há uma outra ainda pendente em Valhadolide.

Doris Benegas, advogada e candidata número dois da Iniciativa Internacionalista, afirmou que existem “erros irrecuperáveis” e cuja dimensão dificilmente se pode calcular, como no caso de Madrid, em que os boletins foram destruídos em cada colégio eleitoral na própria noite das eleições. Isto, juntamente com outras irregularidades de monta, como a atribuição à lista, no Boletim Oficial do Estado espanhol, de um número diferente daquele que apareceu nas actas das mesas de voto, seria mais que suficiente, do ponto de vista jurídico, para anular as eleições.

É também de destacar a existência de “mais erros que nunca”, com a passagem dos resultados de umas candidaturas para outras, sendo que, de forma totalmente inexplicável, essas incorrecções e esses desvios afectaram quase sempre a Iniciativa Internacionalista, tornando difícil sustentar a ideia de que as irregularidades se sucederam de forma aleatória.

Ver: Gara
------
------
ADENDA: As juntas provinciais de Valhadolide, Madrid, Cádiz e Barcelona não atenderam ao pedido de anulação das eleições e a II-SP solicitou a sua impugnação na Junta Eleitoral Central. Ver: Gara
Comunicado da II-SP: «Continuamos firmemente de pé e dispostos a seguir em frente», em iniciativainternacionalista.org