terça-feira, 23 de junho de 2009

Manu Chao actuará no festival EHZ, dentro da ‘tournée’ mundial Tombolatour


Manu Chao volta a Euskal Herria para actuar no Euskal Herria Zuzenean, no dia 3 de Julho, primeiro dia do festival, segundo apurou o Gara. O concerto enquadra-se na tournée mundial que está realizar, intitulada Tombolatour. O cantor vai aterrar em Heleta depois de apresentar vários concertos na Rússia e de participar no festival Solidays de Paris, no dia 28 de Junho.

Manu Chao irá apresentar em directo o seu último disco, La Radiolina, que inclui, entre outras, a canção «Rainin in Paradize», mas não faltarão seguramente canções como «Clandestino», «Je ne t’aime plus» o «Welcome to Tijuana».
O festival realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de Julho, e contará com um programa completo que só hoje se fechará.

A 14.ª edição do Euskal Herria Zuzenean surge repleta de novidades. Por um lado, muda de cenário, já que, depois de um ciclo de cinco anos nos campos de Idauze Mendi, em Zuberoa, desta vez vai o projecto para a localidade de Heleta, situada em Behe Nafarroa.
A intenção dos organizadores é abrir o festival a diferentes estilos e mostrar que a música local se pode complementar perfeitamente com a de fora, e com qualidade.

Programa amplo
O cartaz do Euskal Herria Zuzenean encontra-se repleto de actividades variadas. Na sexta-feira, Manu Chao, No Smoking Orchestra, do conhecido realizador de cinema sérvio Emir Kusturica, The Bellrays, de Los Angeles, e os locais Willis Drummond.

No sábado, as marionetas do grupo alemão Puppetmastaz, a banda We are Standard, que actuará juntamente com os Deskontrol. No domingo, Seun Kuti e The Congos vão animar a última noite em Heleta, os seus campos e também as suas ruas.

Os organizadores decidiram aumentar a oferta cultural nesta nova edição, para lá dos concertos. Assim, a diversidade de expressões será visível nas actuações de grupos de teatro, nos contadores de histórias ou no mercado de produtos artesanais e ecológicos.

Filme de Muguruza e concerto de Safaa Arapiyat
Fermin Muguruza apresentará também em Heleta Checkpoint Rock. Canciones desde Palestina, um filme que pretende dar voz a um país cosido por fronteiras artificiais e ocupado por um Estado que evita a divulgação da sua existência cultural perante o resto do mundo. Segundo o Gara conseguiu saber, a ante-estreia será no dia 3. No percurso de Tel Aviv até aos territórios ocupados da Cisjordânia e Gaza, com a preciosa colaboração de Angel G. Katarain, captam em directo a música dos DAM, o primeiro grupo de rap palestiniano, do grupo de rock Khalas, formado por três palestinianos, ou da cantora e actriz Amal Murkus, que dedicou a sua carreira a promover a música e a cultura palestiniana em Israel e noutros países.

Walla’at, Habib Addeek, Muthana Shaban, Shadi Al-Assi, Sabreen, Palestinian Rapperz e Le Trio Jurban são os nomes dos restantes músicos que protagonizam este filme de Muguruza, juntamente com a jovem Safaa Arapiyat. Esta última, que foi a primeira mulher rapper palestiniana, também virá a Heleta e actuará no festival Euskal Herria Zuzenean.

Notícia completa: Gara