quinta-feira, 18 de junho de 2009

Militares espanhóis sobem ao Gorbeia e envolvem a cruz com a bandeira espanhola

Testemunhas relataram ao Gara que mais de uma centena de militares espanhóis subiram ontem ao cume do monte Gorbeia, numas manobras que provocaram trocas de palavras acesas com montanheiros que se encontravam na zona*.
As pessoas disseram que, depois de ali chegarem pela encosta alavesa, os militares envolveram a emblemática cruz de Gorbeia com as cores da bandeira espanhola, que cravaram um mastro no solo e que o comandante do grupo meteu um postal na caixa de correio.

Fonte: Sareantifaxista

* É que o monte Gorbeia é um local com grande simbolismo para os Bascos, e não estamos só a falar de gente da esquerda abertzale. É algo que temos fundamentado pelo conhecimento de Euskal Herria, das pessoas que lá vivem. Aliás, é uma sugestão que fazemos. Ir até lá e conhecer as pessoas, falar com as pessoas, com a paciência e a sensibilidade necessárias para abordar um território em conflito e em permanente estado de excepção. Dessa forma, talvez se evitassem algumas das barbaridades que para aí lemos e ouvimos. E, quando não são essas, as ladainhas de encomenda. E os silêncios.