terça-feira, 9 de junho de 2009

Em liberdade


Acolhimento caloroso dos habitantes de Oiartzun a quatro jovens

Ointza Arbelaitz, Alain Luna, Egoitz Urbe e Iker Zabala foram recebidos com carinho por centenas de pessoas no sábado passado na sua terra natal. Mais informação aqui.

Apesar de a Polícia autonómica ter impedido que o ongietorri decorresse na Praça Doneztebe, puderam sentir o calor dos seus vizinhos e receberam presentes de grupos e agentes sociais de Oiartzun. Todos se lembraram com emoção de Oihana Mujika, que continua encarcerada em Brieva.

Fonte: askatu.org

Iker Heredia saiu em liberdade na sexta-feira passada


Centenas de pessoas deram-lhe as boas-vindas nas ruas de Portugalete nesse mesmo dia.

O preso político de Portugalete Iker Heredia tinha sido detido no dia 19 de Dezembro de 2002 pela Polícia francesa e condenado a oito anos de cadeia. Na sexta-feira, as autoridades francesas libertaram-no e expulsaram-no do Estado francês, enviando-o para Madrid. Foi posto em liberdade. Durante todos estes anos passou pelas prisões de Joux La Ville e Fresnes.

Fonte: askatu.org

Xabier Fernández, Koldo Moreno e Federico Lomas vão ser postos em liberdade

De acordo com a informação avançada pelo Movimento pró-Amnistia, os presos políticos bascos gasteiztarras Xabier Fernández de Gamarra, Koldo Moreno e Federico Lomas vão ser postos em liberdade nas próximas horas, depois de pagarem uma fiança de 10 000 euros.

Moreno e Fernández foram presos no dia 10 de Julho de 2007 em Gasteiz, enquanto Lomas foi encarcerado a 27 de Agosto do mesmo ano, depois de comparecer de livre vontade perante o juiz Baltasar Garzón.
Desde então, passaram por diversos estabelecimentos prisionais.
Fonte: Gara