sexta-feira, 12 de junho de 2009

A aposta política da esquerda ‘abertzale’ sai reforçada das eleições europeias

Em conferência de imprensa que decorreu em Donostia ontem de manhã, a esquerda abertzale manifestou a sua “enorme satisfação” pelos resultados de domingo, dos quais sai “absolutamente reforçada”. Encara os resultados da jornada eleitoral como mais uma mostra da existência de um bloco popular a favor da mudança; espaço que pretende agora fortalecer e dotar de uma estratégia eficaz. Abordou também as irregularidades cometidas e exigiu que “se deixem ver os votos nulos” para que assim se possa mostrar que as suspeitas não têm fundamento.

Notícia completa: ezkerabertzalea.info

(Tasio-Gara)


Na notícia veiculada pela kaosenlared.net destaca-se o facto de Arnaldo Otegi, que apareceu acompanhado por Tasio Erkizia e Miren Legorburu, afirmar que, a julgar pelos dados que vão chegando, se pode pensar “que foi roubado um deputado à Iniciativa Internacionalista”, tendo pedido transparência absoluta de forma a esclarecer os “fenómenos paranormais” relacionados com o escrutínio e as suspeitas “de fraude eleitoral”.

Depois de recordar o espectacular aumento de votos brancos e nulos, disse existirem indícios de que em Guadalajara metade dos votos nulos correspondem à Iniciativa Internacionalista, pelo que, se se extrapolasse essa situação para todo o Estado espanhol e se se tivesse passado algo de semelhante com o elevado número de votos brancos, a candidatura de Alfonso Sastre teria obtido um lugar no Parlamento europeu.

Otegi exigiu ao Governo espanhol que exiba os mais de 97 000 votos nulos que foram registados, para que assim fique demonstrado que não houve “fraude” e que não se “roubou” um eurodeputado à II-SP. “Quantos votos teve a Iniciativa Internacionalista?”, perguntou.

Notícia completa: kaosenlared.net
----
Ver ainda: «Pucherazo: a empresa encarregada de contar os votos das eleições trabalha para o Ministério da Defesa espanhol», em apurtu.org

“Trata-se da Indra, uma empresa dedicada à criação de tecnologia militar que tem contratos com o Ministério da Defesa espanhol.”