segunda-feira, 8 de junho de 2009

Análise dos resultados eleitorais de 7 de Junho


Iñaki Altuna analisa, na companhia de Martin Garitano e Jon Telleria, os resultados das eleições europeias no âmbito de Euskal Herria.

Europako hauteskundeak 2009: Iñaki, Martin eta Jon Info7 Irratian

------


«A esquerda ‘abertzale’ é a única força que sobe numas eleições ganhas pelos partidos estatais», de Iñaki Iriondo

“Num ambiente de indiferença geral e com aumento da abstenção, a esquerda abertzale é a única força que sobe em número de votos para aparecer como a indiscutível referência do independentismo basco. Apesar de não conseguir levar Alfonso Sastre ao Parlamento europeu – os resultados no Estado espanhol ficaram longe de o permitir – a Iniciativa Internacionalista converte-se em protagonista da jornada. Quanto ao mais, em Euskal Herria o PSOE supera amplamente o PP.

Euskal Herria é uma nação. Assim o confirma a singularidade dos dados de Hegoalde [País Basco Sul] relativamente aos do Estado espanhol, não só pela subida da esquerda abertzale – que é extremamente significativa – mas também porque, por exemplo, a relação de forças entre PSOE e PP é aqui muito diferente da que existe em qualquer outro lugar que se procure.”

[Outros parágrafos de relevo:]

«Detectam irregularidades de monta em várias localidades»

«UMP é a primeira força com à-vontade e os ecologistas tiram o PS do segundo lugar»*

Notícia completa: Gara

* Em relação aos resultados eleitorais de Ipar Euskal Herria, a UMP destacou-se como vencedora (26 719 votos), seguida pela Europe Ecologie (14 054), que ultrapassou o PS (12 238) e na qual se integrava a lista Abertzaleen Batasuna. Ainda no âmbito abertzale, destaque para a subida da Euskal Herriaren Alde (5602, por comparação com os 5000 de há cinco anos, obtidos pela candidatura Herritarren Zerrenda) e para a surpresa que constituiu a votação no candidato do PNB, Jean Tellechea, que alcançou 3101 votos.