segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Nabarralde vai evocar a batalha de Noain no próximo dia 28


É boa ideia refrescar a memória histórica. Nafarroa, o estado basco, foi conquistado a ferro e fogo por Castela e obrigado a integrar-se no projecto imperial espanhol. Noain foi essencial para isso.

A associação Nabarralde apresentou ontem, em conferência de imprensa, o programa da comemoração da batalha de Noain, que decorrerá no próximo domingo, 28 de Junho, em Iruñea [Pamplona]. O tema deste ano pretende dar conteúdo à evocação de Noain, com o lema «Nafarroa osoa burujabe / No hay democracia sin pueblo soberano».

“A Nabarralde, como todos os anos, convoca todos os bascos a reivindicarem o direito do nosso povo à plena soberania”, referiu Josu Sorauren, membro da entidade. A reivindicação da soberania de Navarra, proposta pela Nabarralde para esta celebração, baseia-se no desejo de “uma democracia em que o povo participe em qualquer momento e em qualquer iniciativa cultural, económica e política que possa implicar o futuro de Navarra e de toda Euskal Herria”, prosseguiu Sorauren. Ainda nesse dia, a associação irá apresentar o livro de Peio Esarte Navegantes del interior, Emigración de Baztan y Nafarroa Beherea desde el siglo XIV, que “aborda as inquietações das pessoas que passaram por esta etapa da emigração”.


Para completar a jornada comemorativa, a Nabarralde promove um ciclo de conferências nos dias 24, 25 e 26 de Junho, no Palacio Condestable, em Iruñea, às 20h. Nelas serão abordadas «La sublevación de Estella (1512)» – por Peio Joseba Monteano –, «Grafitos vascos de Iruña-Veleia» – por Juan Martín Elexpuru – e «Territorio y identidad» – por Luis Mª Martínez Garate –, respectivamente.