sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atentado da ETA contra chefe da polícia espanhola



Um inspector da polícia espanhola, chefe do Grupo de Vigilâncias Especiais da Brigada de Informação de Bilbau, morreu esta manhã quando o seu carro foi alvo de uma explosão. Às 9.05 da manhã, uma bomba-lapa colocada junto ao depósito de gasolina e composta por dois quilos de material explosivo foi espoletada quando Eduardo Puelles Garcia se preparava para ir trabalhar. O atentado deu-se no bairro de Ollargan de Arrigorriaga, arredores da cidade de Bilbau.

Eduardo Puelles Garcia era um dos principais dirigentes das forças repressivas que operam no País Basco contra a esquerda independentista. Estaria entre os chefes da estrutura policial encarregue de vigiar, seguir e escutar todos aqueles que ousassem desafiar a ideia da "Espanha una e indivisível". Daí o significativo peso desta acção da ETA e o seu impacto político e militar.

Tanto os órgãos do Estado espanhol como a comunicação social estão de acordo com que era um "polícia dedicado à luta antiterrorista". Patxi López, presidente da Comunidade Autónoma Basca eleito graças à ilegalização da esquerda independentista e a uma coligação com o PP, afirmou: "era um dos nossos".