segunda-feira, 8 de junho de 2009

Otegi: «Não existe solução sem a esquerda ‘abertzale’»


Um ambiente de alegria contida pelos resultados obtidos em Euskal Herria prevalecia ontem na sede da Peña Alegría Txantreana, em Iruñea. Sobretudo pelos obtidos em Nafarroa, onde a Iniciativa Internacionalista conseguiu ser a terceira força.

Arnaldo Otegi subiu ao palco por volta das 23h, depois da intervenção da número dois da lista para o Parlamento europeu, Doris Benegas. “Os dados mostram que não pode haver uma solução democrática sem contar com a esquerda abertzale”, salientou perante as cerca de 300 pessoas que se dirigiram até ao local escolhido pela II-SP para a noite eleitoral.

Encarando o futuro, afirmou que é preciso usar os resultados obtidos “para dar passos em direcção a um cenário democrático em Euskal Herria”, bem como para “envolver agentes europeus num novo processo de negociação e diálogo”.

Nesse sentido, destacou a importância dos bons resultados alcançados em Nafarroa, onde a lista liderada por Alfonso Sastre foi a terceira força, daí concluindo que “não há solução possível se não se conta com os quatro territórios; não há solução sem solução para Nafarroa”.

Para além disso, e tendo já em vista as eleições que se seguem, afirmou que “nos vamos ver nas eleições municipais e forais de 2011”, tendo afirmado que “não vamos ser então a terceira força, mas vamos ganhar”.

Mensagem ao Aralar
No seu discurso, Arnaldo Otegi quis também enviar uma mensagem ao Aralar, tendo destacado o facto de ter “triplicado essa força em número de votos”. “Diziam que tinha nascido uma nova esquerda abertzale no país e que haviam de nos tirar do caminho. Mas o povo de Euskal Herria falou e conseguimos triplicar em número de votos os que nos queriam substituir”, declarou.

Fez questão de sublinhar que, em comparação tanto com as últimas europeias como com as “fraudulentas” eleições para o Parlamento de Gasteiz, foi a esquerda abertzale “a única que subiu significativamente em Euskal Herria”. “Passavam a vida a repetir que a esquerda abertzale estava a perder apoios, mas, quando deixaram falar o povo, ficou demonstrado que não é assim”, afirmou orgulhoso.


Otegi también fez uma apreciação dos resultados obtidos pelas restantes forças abertzales. Referiu a descida substancial e sobretudo os “maus resultados” do PNV. Realçou ainda outro dado: a esquerda abertzale “está a apenas 60 000 votos do PNV em Hego Euskal Herria”.

Também fez uma apreciação muito positiva dos resultados alcançados em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], onde existiu “uma melhoria notável” relativamente às últimas eleições europeias.

Doris Benegas, por seu lado, considerou “um êxito” a mera participação da II-SP nas eleições em todo o Estado, depois dos entraves colocados pelo Governo do PSOE.

Asier VELEZ DE MENDIZABAL

Fonte: Gara

Notícia relacionada: «Reviravolta no panorama eleitoral em Nafarroa», em nafarroan.com

“A esquerda abertzale volta a surgir como terceira força, superando amplamente a soma dos partidos que compõem o Nafarroa Bai.”