segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ibilaldia 2009: a festa das ‘ikastolas’ e dos ‘euskaltzales’ da Bizkaia, em Galdakao


O sol não faltou ao encontro anual das ikastolas biscainhas e dezenas de milhares de euskaltzales deslocaram-se ontem até Galdakao para participar na festa organizada pela Eguzkibegi Ikastola, que há 42 anos irradia o amor pelo euskara e pela cultura basca. A Ibilaldia 2009 foi um êxito, que a Eleizalde Ikastola, de Bermeo, quer repetir em 2010.

Nota marcante desta jornada festiva foi a ausência de representação do governo de Lakua ao mais alto nível. Javier Nogales, director do Gabinete do Departamento de Educação justificou a ausência da conselheira da Educação Isabel Celaá com “problemas de agenda” e garantiu que tal não se devia a uma mudança de atitude deste executivo relativamente ao movimento das ikastolas.

Para além disso, houve farta representação de formações políticas, de sindicatos, universidades e outras instituições do âmbito cultural e do ensino do euskara.
No acto protocolar, destacaram-se as palavras do presidente da Bizkaiko Ikastolen Elkartea [Associação das Ikastolas da Bizkaia], Juan Carlos Gómez, que incidiu na necessidade de o euskara ser oficial em todo o território de Euskal Herria e de os direitos dos euskaldunes serem respeitados, recordando que, ao contrário do que aconteceu com o catalão, o euskara continua entre as línguas do mundo que correm perigo de desaparecer, de acordo com a UNESCO; isso não se passa com o castelhano.

Gómez referiu ainda os esforços das ikastolas no campo pedagógico e na introdução do inglês e do francês, bem como da aproximação ao mundo do trabalho através do projecto Harrobi, um centro dedicado à Formação Profissional no coração de Bilbao la Vieja, sem esquecer a sua aposta estratégica num currículo próprio.


Quanto ao mais, muito sol, calor, festa, jogos, palhaços, caminhadas, música e bom ambiente. Uma jornada festiva em grande, que a organização considerou um êxito.

Agustín GOIKOETXEA

Notícia completa: Gara

Ibilaldia 2009: abestia / canção

«Gerizpetik eguzki begire» [Da sombra, a ver o sol], letra de Arkaitz Estiballes e música de Biok

Colaboração: Fer “Apoa” (voz), Rafa Rueda (voz), Benito Lertxundi (voz), Izaskun Forkada (voz), Ibon Kazalis (voz), Eguzkibegi Ikastola (voz das crianças), Argibel Euba e Iñigo Olazabal (txalaparta)
----------------------------------------------------------------------------
Leitura relacionada: «Estranha forma de libertar o euskara», editorial do Gara a propósito da ausência da conselheira de Educação, Isabel Celaá, na Ibilaldia 2009, que é entendida como “uma falta de respeito, um abandono da sua responsabilidade e um grave erro político”, num evento que reuniu cerca de 100 000 pessoas. Mais se diz:
“Claro que os restantes argumentos empalidecem, se tivermos em conta que a actuação mais assinalável do Governo de Lakua na Ibilaldia de ontem consistiu no envio de várias patrulhas da Ertzaintza para ameaçar, espancar e vexar uma parte dos participantes com a desculpa de querer retirar as fotos dos presos políticos do recinto festivo. Se para este Governo é normal que a participação do Departamento do Interior numa festa em prol do euskara seja maior que a do Departamento da Educação, só resta concluir que o PSOE não conhece o povo que pretende governar.”