sábado, 26 de novembro de 2011

3 de Dezembro, Dia de Nafarroa: viva, euskaldun, insubmissa

NAFARREN BILTZARRA

Fonte: Sanduzelai Leningrado

Por ocasião do Dia de Nafarroa, a Orreaga Fundazioa irá organizar, como o tem vindo a fazer há já vários anos, a Nafarren Biltzarra, uma forma de expressar a existência de uma Navarra viva, euskaldun e insubmissa. «Defenderemos a casa dos antepassados contra as mentiras».

Ver também: «'El sueño roto', viñetas que enseñan la conquista de Navarra en 1512» (Diario de Noticias via Nabarralde)
Na quinta-feira, foi apresentada no hotel Palacio de Guenduláin a obra «aos quadradinhos» 1512. Navarra, el sueño roto [1512. Nafarroa, amets urratua, em euskara], que, de forma amena e, sobretudo, baseando-se em factos reais, dá a conhecer a conquista castelhana do Reino de Navarra.

O Governo de Yolanda Barcina vai homenagear polícias e juízes espanhóis
O Governo navarro vai homenagear as Forças de Segurança e os juízes espanhóis no âmbito da «Homenagem a Navarra» que irá decorrer na próxima quinta-feira como acto prévio ao Dia de Nafarroa, que se comemora a 3 de Dezembro.
A esquerda abertzale considerou inaceitável esta homenagem a quem «durante muitos anos foi o garante da negação do direito do povo navarro a decidir e dos direitos dos cidadãos».
Para a esquerda abertzale, «falam da "coragem e responsabilidade" das Forças de Segurança, quando na realidade aquilo que vemos é a impunidade com que exerceram as suas funções, mais ainda após a absolvição dos quatro guardas civis condenados por torturar Igor Portu e Mattin Sarasola; e a vergonha é maior ao atribuírem o prémio na data em que a Guarda Civil deteve Mikel Zabalza, que foi torturado até à morte há 26 anos». / Fonte: Gara