domingo, 20 de novembro de 2011

Santi Brouard e Josu Muguruza evocados em Ametzola e Errekalde

Mais de duzentas pessoas, entre as quais se contavam bastantes dirigentes da esquerda abertzale, participaram hoje, em Bilbo, na homenagem em memória de Josu Muguruza e Santi Brouard, assassinados por forças parapoliciais no dia 20 de Novembro de 1989 e 1984, respectivamente.

Entre os participantes pôde-se ver a viúva e a filha de Muguruza, Elena Bartolomé e Ane Muguruza, além da filha de Brouard, Edurne, e membros da esquerda abertzale como Rufi Etxebarria, Tasio Erkizia, Jone Goirizelaia, Karmelo Landa, Julen Aginako, Niko Moreno, Periko Solabarria, Ibon Arbulu e Arantza Urkaregi.

Os presentes colocaram flores em frente ao monumento dedicado a Brouard, no parque de Ametzola, e em frente ao monólito em memória de Muguruza, situado na Praça de Errekalde, junto aos quais se encontravam as fotos de ambos.

Neste último local, Maribi Ugarteburu, que falou na qualidade de porta-voz da esquerda abertzale, disse que Josu Muguruza foi a Madrid «apresentar uma proposta de paz» e foi recebido «a tiros».

Na sua alocução, referiu-se a diversas questões, como a do «confronto político» firme que a esquerda abertzale pretende manter com o Estado, entendido como um «confronto de ideias livre, sem proibições e sem outros limites que os traçados pela maioria da sociedade basca».

Referiu-se ainda à sentença do Supremo Tribunal que absolveu vários guardas civis anteriormente condenados, pela Audiência Provincial de Gipuzkoa, de torturar Igor Portu e Mattin Saraola como parte de uma «estratégia de violação de direitos à qual o Estado espanhol não pôs um ponto final».

Denunciou a «utilização» que «determinados sectores políticos» fazem das «vítimas» e, depois de defender o «reconhecimento» de «todas» elas, disse que as vítimas «devem ser um contributo para as soluções, nunca um obstáculo».

Ugarteburu afirmou também que a esquerda abertzale «ganhou as condições suficientes para conduzir Euskal Herria a uma mudança de ciclo político». / Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida: «Homenagem a Santi Brouard e Josu Muguruza em mais um 20 de Novembro "histórico"», de Nerea GOTI (Gara)

Ver também: [com várias fotos] «Brouardek eta Muguruzak egindako ekarpen "oparoa eta ezinbestekoa" gogoratu dute ehunka lagunek» (BilboBranka)
[Centenas de pessoas recordaram o contributo «generoso e essencial» de Brouard e Muguruza]

«Erresistentzia antifaxista beti! Brouard eta Muguruza gogoan zaituztegu!» (SareAntifaxista)