terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exigem novamente a libertação de Txus Martín em frente à prisão de Basauri

Cerca de duzentas pessoas concentraram-se no sábado em frente à prisão de Basauri para reclamar a libertação do preso político Txus Martín, que tem uma doença grave, de forma a poder receber assistência médica «digna».

Martín, natural desta localidade biscainha, foi transferido na sexta-feira passada para a prisão de Langraiz, algo que foi justificado por fontes das Instituciones Penitenciarias, citadas pela agência Europa Press, como «motivos estritamente médicos». Durante a mobilização de sábado, convocada pela Egin Dezagun Bidea, reclamou-se a sua «imediata libertação» porque «não aceitamos que se brinque com os direitos e a vida de Martín». «Neste momento os seus direitos estão a ser espezinhados e, além disso, está-se a impedir que receba uma assistência médica em condições», indicou um representante do colectivo.
Participaram na concentração, entre outros, os militantes da esquerda abertzale Tasio Erkizia e Ibon Arbulu.
Também se fez um apelo aos cidadãos para que participem no próximo sábado numa mobilização que terá lugar na Praça de Arizgoiti, às 17h30, com o lema «Preso gaixoak kalera baldintzarik gabe» [Os presos doentes para a rua de forma incondicional].
Pelos direitos dos presos, na sexta-feira mobilizaram-se 235 pessoas em Errenteria.
Fonte: Gara / Fotos: SOS_Txus_Martin

21 de Novembro: O EPPK é composto por 673 presos políticos bascos
No dia 21 de Novembro, o Colectivo de Presos Políticos Bascos tem 673 elementos. Nas prisões do Estado espanhol há 518 presos; nas do Estado francês há 137 presos e um confinado. Em Portugal, há um preso; no Norte da Irlanda um; em Inglaterra um; no México um; e na Bélgica dois. Onze presos doentes estão a cumprir pena em casa.
Fonte: etengabe