terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Amaiur reivindica «memória, justiça e verdade a 100%»

O cabeça-de-lista ao Congresso pela Bizkaia, Iñaki Antigüedad, interveio ontem, com os também candidatos da Amaiur Rafa Larreina, Aritz Romeo e Maite Aristegi, no Forum Europa-Tribuna Euskadi, no qual defendeu «memória, justiça, verdade, mas a 100%. Com percentagens mais pequenas de memória, justiça e verdade não se pode fazer um relato completo», disse.

Iñaki Antigüedad referiu que, «quando existir verdadeiramente o terreno apropriado, não político, mas de vontades, para falar sem qualquer tipo de limitações da responsabilidade de cada qual no passado violento deste país, então todos poderemos falar abertamente».

Antigüedad disse que não aceita que alguém lhe diga que tem de «pedir perdão quando essa pessoa provavelmente está a pensar que aquilo que se passou com Lasa e Zabala foram abusos individuais».

«Havemos de lá chegar, é preciso chegar a esse tipo de convivência, faremos todas as autocríticas que for preciso. Memória, sim, a 100%, verdade, sim, a 100%, justiça, sim, a 100%. Há coisas que, se não for a 100%, são mentira», insistiu.

Por seu lado, Larreina defendeu a reconciliação e a reparação «de todas as injustiças sem excepções», tendo afirmado que a coligação abertzale «irá trabalhar a fundo em prol da reconciliação em vez de falar dela, como outros fazem».

«Não vamos entrar nesse tipo de debates para que uns peçam perdão, para que outros peçam perdão; ninguém nos vencerá no esforço da procura da reconciliação», sublinhou.
Notícia completa: Gara / Imagem: SareAntifaxista / Mais info: amaiur.info

Iñaki Antigüedad no Velódromo de Anoeta
Parte da intervenção (em euskara e castelhano) do cabeça-de-lista da Amaiur ao Congresso pela Bizkaia no comício central da coligação abertzale, que teve lugar no Velódromo de Anoeta, em Donostia (12/11/2011).