quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Egin Dezagun Bidea vai recordar Sara Fernández e Karmele Solaguren no próximo dia 10

Ontem, passaram oito anos sobre a morte de Sara Fernández, habitante da Alde Zaharra de Iruñea. A Sara morreu num acidente de viação quando ia visitar um amigo preso, e nesse acidente ficou ferida com gravidade a companheira sentimental de um outro preso. No próximo dia 6 de Dezembro assinala-se o sétimo aniversário da morte de Karmele Solaguren, de Barañain, que faleceu quando regressava da visita ao seu filho, num acidente em que o seu marido ficou ferido com bastante gravidade. A iniciativa de cidadãos Egin Dezagun Bidea faz questão de evocar Sara e Karmele de forma especial nestes dias, que são sempre tristes para o meio afectivo dos presos e das presas políticos navarros.

«Foi um ano duro no que a acidentes diz respeito - referem. Nos seis últimos meses, familiares e amigos de presos navarros sofreram quatro acidentes graves, com um saldo de seis pessoas feridas e doze envolvidas».
O balanço destes 22 anos de dispersão é de 16 familiares mortos e centenas de feridos em mais de 400 acidentes de viação.

A Egin Dezagun Bidea alerta que «cada fim-de-semana centenas de pessoas colocam as suas vidas em jogo nas estradas dos estados espanhol e francês para ir visitar os seus seres queridos. Por isso dizemos que o fim da dispersão é urgente, pois cada fim-de-semana é uma roleta russa que continua a fazer vítimas».
Assim, pedem à sociedade que continue a trabalhar e a unir forças para acabar quanto antes com esta situação. E anunciam uma manifestação e um acto público contra a dispersão para o próximo dia 10 de Dezembro.

A manifestação partirá às 17h30 da casa onde vivia Karmele Solaguren, na Rua San Esteban, em Barañain, e terminará no frontão Retegi, onde, a partir das 18h30, irá decorrer um acto público pelo fim da dispersão.
Entre outras coisas, será apresentado um documentário sobre a dispersão elaborado com testemunhos de familiares de presos e presas navarros.

102 presos e presas
Actualmente, há 102 presos e presas navarros dispersos pelos estados espanhol (78) e francês (24), a uma distância média de 680 km dos seus locais de origem. 33 presos e presas navarros encontram-se a mais de 800 km de casa, e sete a mais de 1000 km.
Fonte: ateakireki.com

Ver também: «O Eleak convoca uma concentração em solidariedade com Oihana Agirre em frente ao Palácio de Justiça de Donostia» (Gara)
O movimento pelos direitos civis vai exigir este sábado a absolvição de todos os processados por realizarem um trabalho político.

«A Etxerat pede ao Ararteko que reclame a mudança de política penitenciária e que se cumpram os direitos civis e políticos» (Gara)