sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Câmara Municipal de Leitza denunciou a presença e as manobras do Exército espanhol

O município navarro fez saber que soldados espanhóis têm andado a realizar manobras nas terras de Leitza «sem comunicar nada» e «sem qualquer autorização».
Gara, Leitza * E.H.
Através de uma nota, a Câmara de Leitza (Nafarroa) expressou o seu repúdio pela «presença» do Exército espanhol e pelas manobras efectuadas nos arredores da localidade nos últimos dias, «sem comunicar nada, sem qualquer autorização e pondo em risco os cidadãos».

De acordo com a nota emitida, a presença dos soldados tem sido «tremenda». Para além dos soldados «bem armados» a pé, havia ainda ambulâncias, camiões e outras viaturas utilizadas nos exercícios do Exército espanhol.

Para além disso, segundo precisou o autarca Oier Eizmendi, «a Câmara Municipal foi informada desta situação por acaso, graças às chamadas e denúncias feitas por muitos cidadãos».

Assim, afirma-se na nota: «Exigimos ao Exército espanhol que se vá embora de Leitza e de Euskal Herria. Aqui não há lugar para os seus jogos de guerra».

E diz-se ainda: «nestes dias em que Euskal Herria vive uma situação política repleta de esperança, não há qualquer justificação para a sua presença militar». / Fonte: SareAntifaxista