quarta-feira, 23 de novembro de 2011

De Mikel Zabalza a Portu e Sarasola: «Nada mudou nestes 26 anos»


Conferência de imprensa em Iruñea (em euskara e castelhano; ateakireki.com).

O autarca de Lesaka (Nafarroa) Peio Etxaide fez um apelo à participação na manifestação do próximo sábado em Iruñea, na qual se irá protestar contra a impunidade de que a tortura goza. A mobilização foi convocada por diversos agentes políticos e sociais na sequência da absolvição dos quatro guardas civis condenados por torturarem Igor Portu e Mattin Sarasola, e coincide também com a data em que a Guarda Civil deteve Mikel Zabalza, que foi torturado até à morte há 26 anos.

Etxaide qualificou a sentença do Supremo Tribunal como um «autêntico despropósito», tendo referido que só pode ser entendida «como grosseira tentativa de dar uma cobertura judicial ao que, na verdade, é um autêntico indulto».
Considera que sentenças como esta conferem «total impunidade» à prática da tortura. E acrescenta que a paz e a resolução do conflito «também exigem que o Estado espanhol acabe com todos os mecanismos que permitem que a tortura continue a existir nas esquadras e nos quartéis, e que reconheça o sofrimento causado às milhares de pessoas que foram torturadas neste país».

Também aderem a esta manifestação os autarcas de Baztan, Goizueta ou Arantza, que dizem espelhar o sentimento de «raiva e indignação» com que a maioria dos habitantes das suas localidades «receberam esta sentença». Incentivaram ainda as pessoas a trazerem essa indignação para as ruas de Iruñea e a «dizerem um não rotundo à tortura e à impunidade» neste sábado.

O dia em que detiveram Mikel Zabalza
Ramón González, da iniciativa popular Mikel Zabalza gogoan, de Orbaizeta (Nafarroa), também participou na conferência de imprensa, tendo lembrado que no dia da manifestação, mas há 26 anos atrás, «Mikel Zabalza era detido pela Guarda Civil e morria por causa do inferno por que passou em Intxaurrondo».
Depois de referir que «nada mudou nestes 26 anos», pediu aos cidadãos que «venham para as ruas, para que tudo isto mude», tendo ainda dado conta da homenagem que será tributada a Mikel Zabalza no próximo domingo, às 12h00, em Orbaizeta. Disse ainda que este município navarro aprova o texto lido na conferência de imprensa e que adere à manifestação de sábado. / Notícia completa: ateakireki.com