quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Amaiur pede o voto útil para lutar contra a hegemonia de UPN-PP 80 anos depois

A Amaiur afirma que a divisão do voto abertzale para as eleições de 20 de Novembro está a ajudar a direita em Nafarroa. Por isso, na segunda-feira fez um apelo ao voto útil, para que todos os abertzales, de esquerda e soberanistas se concentrem na coligação, pois a demanda de unidade de acção é um «clamor popular». A confluência soberanista tem como meta competir em número de votos com a coligação UPN-PP, e lembra que estes mandam em Nafarroa há 80 anos.

Para tal, «a esquerda não se pode dar ao luxo de dispersar o seu voto». E, reforçada pelas mais recentes sondagens, a Amaiur fez um apelo à criação de uma frente comum da esquerda em Nafarroa, reivindicando-se como «embrião da Frente Popular do século XXI».

«Aquilo que faz que, eleição após eleição, UPN-PP obtenham uma representação maioritária de Nafarroa nas instituições é a divisão das forças de esquerda. Chegou o momento de acabar com esta situação», afirmaram Maite Iturre e Sabino Cuadra, candidatos ao Senado e ao Congresso pela Amaiur.

Na conferência de imprensa, em que estiveram os principais líderes das forças que participam na coligação, os candidatos afirmaram que a unidade de esquerda é algo que a sociedade exige e que a prova disso foi a acção coordenada contra os cortes nos sectores da Saúde e da Educação, na sequência da qual se verificaram manifestações com milhares de pessoas nas últimas semanas. / A.INTXUSTA-A.GOIKOETXEA / Notícia completa: Gara

«O LAB pede o voto para a Amaiur, um "instrumento para desenvolver a resolução integral e democrática do conflito"» (Gara)
Numa conferência de imprensa que decorreu em Iruñea, a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, referiu que pedir o voto constitui algo de «excepcional» no sindicato e que tal ocorre em virtude da «nova situação política, em que foram criadas as condições para dar uma solução democrática e integral ao conflito».