quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Euskal Herria: logótipo pela autodeterminação, das encostas do Txindoki para um Mundo de Nações

Logótipo gigante pela autodeterminação, da Nazioen Mundua

Vídeo sobre a realização do acto convocado pela iniciativa Nazioen Mundua [Mundo de Nações] que decorreu no dia 2 de Julho de 2011 em Larraitz (Abaltzisketa, Gipuzkoa), numa das encostas do monte Txindoki. O objectivo era fazer um logótipo gigante pela autodeterminação... / Notícia completa: Berria

Euskal Herria: Pantxoa eta Peio vão fazer uma «pausa» depois de Dezembro
Peio Ospital e Pantxoa Carrere são fundamentais para compreendermos a cultura basca das últimas quatro décadas. Agora, pretendem fazer uma «pausa» nesse longo percurso, assim que terminarem os concertos agendados para Dezembro. De acordo com uma nota que enviaram aos meios de comunicação, não «existe um prazo ou um objectivo especial» para regressarem aos palcos.
Até ao fim do ano, têm os seguintes concertos agendados: no dia 11 de Dezembro, em Hazparne (Mendeala gela), participam num recital, com outros cantores, a favor da Gure Irratia; no dia 18 de Dezembro, às 16h30, vão dar um concerto inteiro na igreja de Itsasu (Lapurdi), terra natal de Peio Ospital, a favor da Arrokagarai ikastola.
O último concerto antes da pausa é no dia 20 de Dezembro, no Euskalduna jauregia, em Bilbo. Trata-se do espectáculo «Baionatik Bilbora», que conta com a participação de outros cantores de Ipar Euskal Herria.
Para já, as canções emblemáticas do duo podem ser ouvidas, esta sexta-feira, na igreja de Donibane Lohizune (Lapurdi), num espectáculo conjunto com o coro masculino Arin. / Fonte: kazeta.info e Gara