sábado, 5 de novembro de 2011

A história do País Basco em cem páginas

As edições Elkar publicaram a Initiation à l’histoire du Pays Basque. Des origines à nos jours, de Peio Etcheverry-Ainchart, um livro que pretende ser simples e completo  e que se destina a todos aqueles que se interessam pela história do País Basco.

Sobre a obra, o autor diz que não se afirma contra as Manex Goyhenetche ou de Jean-Louis Davant, mais densas e volumosas (cinco tomos no primeiro caso e 300 páginas no segundo), pois a «eles devemos o que sabemos», mas que responde à necessidade de abordar o tema de uma forma sintética e acessível.

Assim, a Initiation à l’histoire du Pays Basque aborda a história de «todo» o País Basco, «Norte e Sul», «das origens aos nossos dias» em 100 páginas, e isso, como o historiador precisa, «implica ter de fazer escolhas». / L.B.
VER: Lejpb

Ver também: «Euskal Herriaren historiari hurbiltzeko liburua idatzi du Peio Etxeberri-Aintzartek» (kazeta.info)

Apresentaram uma plataforma em defesa do gaztetxe de Itzubaltzeta
O gaztetxe de Itzubaltzeta/Erromo (Getxo, Bizkaia) corre o risco de desaparecer. De facto, sob o pretexto de diminuir o risco de inundações nas propriedades rurais de Gobela, e com o argumento de que o rio precisa de mais quatro ou cinco metros, o PNV e o PSE na Câmara Municipal de Getxo chegaram a acordo quanto à demolição do centro social.
Assim, uma associação de moradores, juntamente com outros colectivos, apresentou uma plataforma popular que tem por objectivo apoiar o gaztetxe de Erromo. Para ontem, às 17h00, estava previsto um concerto na Santa Eugenia plaza. / Fonte: Gara