quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Em Oñati, aprovada moção contra as ameaças a vereadores do Bildu

Os onze vereadores do Bildu e os seis do PNV na Câmara Municipal de Oñati aprovaram, numa sessão plenária extraordinária realizada na terça-feira, uma moção apresentada pela coligação soberanista, depois de os vereadores do Bilbu e, em especial Iosu Lizarralde, terem sido ameaçados. O texto, que consta de quatro pontos, foi aprovado por unanimidade.

A sala onde decorreu a sessão plenária encontrava-se cheia de gente que pretendia expressar a sua solidariedade aos visados, e muitos não conseguiram conter a emoção. Tal como Lizarralde, que agradeceu muito o apoio recebido por parte do presidente da Câmara, Mikel Biain, e dos companheiros do Bildu», bem como de familiares e amigos. Também agradeceu aos jeltzales o apoio dado à moção.
Esse mesmo calor humano se respirou depois na concentração que teve lugar em frente à Praça dos Foros, onde cerca de 150 pessoas se juntaram atrás de uma faixa.

No texto aprovado, a Câmara assumiu o compromisso de promover a solução do conflito, dando para tal os passos institucionais oportunos. Exigiram ainda o fim de todo o tipo de ameaças contra vereadores, pondo-se assim a acontecimentos que pretendem criar obstáculos ao novo processo aberto em Euskal Herria.

Com o texto institucional, para além de manifestarem a sua solidariedade a todos os cargos eleitos ameaçados, os vereadores do Bildu e do PNV decidiram que as despesas decorrentes do processo judicial sejam pagas pelas arcas municipais. / Fonte: Gara