quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Próximas mobilizações contra o julgamento desta semana na AN espanhola

Nos próximos dias haverá diversas mobilizações em prol das liberdades políticas e em solidariedade com as nove pessoas que vão ser julgadas na Audiência Nacional espanhola nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, acusadas de militar na Segi ou no Ekin e para as quais pedem entre 8 e 10 anos de prisão.

Quarta-feira, 2 de Novembro
19h00. Concentração em Barañain na mediana da Avenida Central. Organiza a plataforma local «Stop juicios políticos».
20h15. Concentração em frente à sede do PSN no Passeio de Sarasate, convocada por familiares de jovens perseguidos e encarcerados por causa da sua actividade política.

Quinta-feira, 3 de Novembro
19h00. Cordão humano ruidoso em torno da Câmara Municipal de Barañain (leva o tacho). Organiza a plataforma local «Stop juicios políticos».
20h30. Cordão humano desde a rotunda das ruas Eskirotz e Iturrama. Organizam colectivos de Iturrama.

Sexta-feira, 4 de Novembro
19h00. Manifestação a partir da praça das piscinas de Zizur, convocada pelo movimento Eleak.
20h00. Concentração na rotunda de Barañain (Av. Pamplona - Plaza Norte).
Fonte: ateakireki.com

Em Gartzaron, contra os julgamentos políticos
Solidariedade com Amaia Legarra, que vai ser julgada no dia 2 de Novembro, no frontão de Gartzaron. Para ontem, ao meio-dia, foi convocada uma concentração de apoio aos jovens imputados, em especial à sua conterrânea Amaia Legarra, na qual se juntaram 200 pessoas. A Guarda Civil apareceu na Herriko Plaza para incomodar os presentes, pedindo-lhes a identificação, ameaçando multá-los e exibindo o seu arsenal repressivo à frente de quem estava, não fossem os habitantes de Gartzaron duvidar de quem ali mandava.

Em Arbizu, pelos direitos civis
Centenas de pessoas em Arbizu contra os julgamentos políticos. Maitane Intxaurraga recebeu a solidariedade e o apoio dos seus conterrâneos alguns dias antes do início do julgamento.
Fonte: ateakireki.com / Mais fotos da mobilização.

Txus Martin, em paradeiro desconhecido depois de ser transferido de Soto del Real
O preso de Basauri Txus Martin, que tem uma doença incurável, foi transferido na segunda-feira da prisão de Soto del Real para destino desconhecido, segundo informou a Etxerat, que destacou o facto de os seus familiares ignorarem por completo o seu paradeiro.
De acordo com as escassas informações existentes sobre Martin, este terá entrado para uma carrinha com dois presos sociais e abandonado a prisão madrilena para parte incerta. Algumas fontes indicaram que se dirigia para a prisão de Iruñea, mas isto ainda não foi confirmado.
O caso de Martin faz lembrar o de Ibon Iparragirre, que também sofre de uma doença incurável e que, quando foi transferido da prisão de Sevilha, esteve desaparecido durante nove dias, antes de chegar à prisão de Basauri. Martin sofre de uma perturbação esquizo-afectiva e a sua libertação tem sido intensamente reclamada nos últimos meses. / Fonte: Gara

«Bertso afaria» no dia 5 de Novembro em Baiona
O bertso afaria [jantar com bertsos] contará com a presença dos bertsolaris Odei Barroso e Sustrai Colina, e tem início às 20h00 no Kalostrape (Marengo karrika, Baiona Ttipia).
Bilhetes à venda no Kalostrape / txartelak salgai Kalostrapen / tickets en vente au Kalostrape.