Quarta-feira, 2 de Novembro
19h00. Concentração em Barañain na mediana da Avenida Central. Organiza a plataforma local «Stop juicios políticos».
20h15. Concentração em frente à sede do PSN no Passeio de Sarasate, convocada por familiares de jovens perseguidos e encarcerados por causa da sua actividade política.
Quinta-feira, 3 de Novembro
19h00. Cordão humano ruidoso em torno da Câmara Municipal de Barañain (leva o tacho). Organiza a plataforma local «Stop juicios políticos».
20h30. Cordão humano desde a rotunda das ruas Eskirotz e Iturrama. Organizam colectivos de Iturrama.Sexta-feira, 4 de Novembro
19h00. Manifestação a partir da praça das piscinas de Zizur, convocada pelo movimento Eleak.
20h00. Concentração na rotunda de Barañain (Av. Pamplona - Plaza Norte).
Fonte: ateakireki.com
Em Gartzaron, contra os julgamentos políticos
Solidariedade com Amaia Legarra, que vai ser julgada no dia 2 de Novembro, no frontão de Gartzaron. Para ontem, ao meio-dia, foi convocada uma concentração de apoio aos jovens imputados, em especial à sua conterrânea Amaia Legarra, na qual se juntaram 200 pessoas. A Guarda Civil apareceu na Herriko Plaza para incomodar os presentes, pedindo-lhes a identificação, ameaçando multá-los e exibindo o seu arsenal repressivo à frente de quem estava, não fossem os habitantes de Gartzaron duvidar de quem ali mandava.
Fonte: ateakireki.com e ateakireki.com
Em Arbizu, pelos direitos civis
Centenas de pessoas em Arbizu contra os julgamentos políticos. Maitane Intxaurraga recebeu a solidariedade e o apoio dos seus conterrâneos alguns dias antes do início do julgamento.
O preso de Basauri Txus Martin, que tem uma doença incurável, foi transferido na segunda-feira da prisão de Soto del Real para destino desconhecido, segundo informou a Etxerat, que destacou o facto de os seus familiares ignorarem por completo o seu paradeiro.
De acordo com as escassas informações existentes sobre Martin, este terá entrado para uma carrinha com dois presos sociais e abandonado a prisão madrilena para parte incerta. Algumas fontes indicaram que se dirigia para a prisão de Iruñea, mas isto ainda não foi confirmado.
O caso de Martin faz lembrar o de Ibon Iparragirre, que também sofre de uma doença incurável e que, quando foi transferido da prisão de Sevilha, esteve desaparecido durante nove dias, antes de chegar à prisão de Basauri. Martin sofre de uma perturbação esquizo-afectiva e a sua libertação tem sido intensamente reclamada nos últimos meses. / Fonte: Gara«Bertso afaria» no dia 5 de Novembro em Baiona
O bertso afaria [jantar com bertsos] contará com a presença dos bertsolaris Odei Barroso e Sustrai Colina, e tem início às 20h00 no Kalostrape (Marengo karrika, Baiona Ttipia).
Bilhetes à venda no Kalostrape / txartelak salgai Kalostrapen / tickets en vente au Kalostrape.
Fonte: Baiona Askatu