quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Amaiur pede, junto à árvore de Gernika, o reconhecimento de «todas as vítimas»

Gernika * E.H.
A Amaiur prestou a sua própria homenagem, hoje de manhã, em Gernika (Bizkaia), às vítimas do «terrorismo e de abusos policiais». Os dez deputados e senadores em Madrid leram uma declaração em euskara, castelhano, francês e inglês junto à árvore de Gernika. No texto pediram «reconhecimento, justiça e reparação para todas as vítimas» e expressaram o seu «mais sincero pesar» pela dor sofrida. A Amaiur recordou ao Governo espanhol que «o diálogo e o acordo são as únicas vias válidas para a resolução do conflito». A Amaiur fez sua a declaração de Aiete, na qual se insta as partes a dar «passos profundos» no sentido do reconhecimento e da justiça às vítimas. / Ver: SareAntifaxista

Ver ainda: «A Amaiur vai evocar "todas as vítimas" enquanto o Congresso apenas se refere à ETA» [e a Fraga], de Alberto PRADILLA (Gara)

«Reconhecimento institucional às vítimas de abusos policiais ou uma acção de propaganda e marketing da EITB?» (SareAntifaxista)
Realizou-se hoje ao meio-dia um suposto acto de reconhecimento às vítimas de abusos policiais. O acto, que decorreu na sede da EiTB em Bilbo e não em sede parlamentar, contou com a participação de mais de trinta familiares de vítimas da violência estatal entre 1969-1978, bem como representantes do regime actual, com excepção dos partidos espanhóis de extrema-direita PP e UPyD.
O acto terminou com a transmissão promocional do resumo de um documentário feito pela EiTB no qual se incluem nove testemunhos de familiares e vítimas, intitulado Por quién no doblan las campanas. O documentário será transmitido hoje à noite às 22h30 na ETB2.

Por quién no doblan las campanas conta as histórias de Javier Batarrita, Segundo Urteaga, Antxon Fernández, Koldo Arriola, Anjel Otaegi, Jon Paredes, Txiki, Alberto Soliño, Antxone Telleria e Francisco Javier Fernández.
Milhares e milhares de vítimas da violência estatal, de 1936 até à actualidade, ficaram de fora deste documentário. Para todas elas, todo o nosso carinho e a nossa homenagem. «Oroimena, duintasuna eta borroka!» Memória, dignidade e luta! (SareAntifaxista)