quinta-feira, 28 de junho de 2012

Botxokoak: ciclo Potemkin Zinema - «Do the right thing»

Do the right thing (1989, Estados Unidos). 1 de Julho, domingo, às sete da tarde, na Gatazka (Ronda kalea, 12), em Bilbo.

Com Do the Right Thing, do realizador Spike Lee, chegamos à sexta sessão do ciclo Potemkin, que começou em Janeiro com Z. Em Do the Right Thing assistimos à vida dos moradores do bairro multicultural de Brooklyn (Nova Iorque).
O racismo, a brutalidade policial, os conflitos de classe e a convivência entre culturas e raças diversas são algumas das temáticas que o filme aborda.

Twitter: @potemkinzinema
Notícia completa: komiteinternazionalistak.org

Os membros do Patakon enfatizaram a necessidade de um espaço sociocultural em Uribarri
Concentrados nas escadarias da Câmara Municipal de Bilbo, onde decorria uma sessão plenária sobre as casas devolutas e a ocupação, diversas pessoas que apoiam o Patakon Gaztetxea realizaram uma «caçarolada», «para que se ouvisse as suas ideias e a sua força».
Representantes da Tipi Tapa Uribarri Piztu elkartea acham incrível que não seja crime o abandono de um edifício, mas sim o facto de se lhe dar uma utilização para fins socioculturais.
Entretanto, apesar do despejo ocorrido no n.º 6 da Rua Matiko, decidiu-se manter a festa de inauguração organizada pela Tipi Tapa Uribarri Piztu elkartea para amanhã, em Uribarri. / Ver: Berria e BilboBranka

«Errekalde ainda palpita», de Ruben PASCUAL (naiz.info)
Acabam de passar nove meses desde o violento despejo e da demolição do Kukutza III. Nove meses desde que tentaram arrancar a Errekalde o seu próprio coração. Reduziram o edifício a escombros, mas o espírito do Kukutza ainda impregna o bairro.