Mais de trinta sindicatos provenientes de diversos países aprovaram, na Conferência Internacional realizada em Iruñea, no âmbito do VIII Congresso do LAB, uma resolução em que manifestam a sua «solidariedade e apoio ao povo basco e ao seu legítimo direito à livre determinação».
A secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e o responsável de Relações Internacionais do sindicato, Igor Urrutikoetxea, deram a conhecer esse texto em que as cerca de trinta centrais sindicais aludem ao «momento histórico» que Euskal Herria vive.
Nele, expressam o seu «total apoio ao processo democrático e unilateral promovido pela esquerda independentista basca, que permitiu dar passos em sentido positivo com vista à superação em claves democráticas do conflito político que opõe o País Basco aos estados espanhol e francês» e alude à Conferência Internacional de Paz que se realizou no palácio donostiarra de Aiete.
Afirma-se também que «os estados espanhol e francês ainda se recusam a reconhecer o direito do povo basco a decidir o seu futuro e teimam em manter a via da repressão». Finalmente, exigem a «imediata libertação de Rafa Díez, ex-secretário-geral do LAB, que se encontra na prisão por causa da sua actividade política em defesa dos direitos da classe trabalhadora e de todo o povo basco». / Ver: naiz.info
No dia 30, em Iruñea, reunião preparatória para reorganizar a Udalbiltza
O grupo promotor da reorganização da Udalbiltza anunciou hoje em Iruñea que no próximo dia 30 de Junho terá lugar no Baluarte, na capital navarra, uma reunião preparatória com vista à reorganização da Udalbiltza, para a qual convidaram todos os eleitos de Euskal Herria. Segundo afirmaram, já receberam 606 adesões, 70 das quais correspondem a autarcas e 528 a vereadores, provenientes de 220 municípios. / Fonte: naiz.info / Ver também: Berria