O ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, considerou ontem «ofensivo» e «ultrajante» o estado em que se encontra a bandeira espanhola na Câmara Municipal de Donostia. Afirmou que, «infelizmente, ninguém se surpreende» com esta questão «tratando-se do Município de San Sebastián com governo do Bildu».
Fernández Díaz anunciou ainda que a Delegação do Governo espanhol e a Subdelegação vão tomar as medidas adequadas, segundo disse, para se manter a lei.
Já o delegado do Governo em Hego Euskal Herria, Carlos Urquijo, solicitou ao autarca da capital guipuscoana, Juan Karlos Izagirre, que substitua «de forma imediata» a bandeira que se encontra no mastro [muito rasgada e desfeita] por outra em bom estado.
Urquijo enviou um ofício ao autarca donostiarra no qual lhe solicita a substituição da bandeira, «sem prejuízo da responsabilidade» judicial em que poderá ter incorrido por este facto enquanto presidente da edilidade. / Fonte: Gara / Ver também: SareAntifaxista
Queimam a bandeira espanhola na Câmara Municipal de Karrantza
Karrantza * E.H.
Um grupo de desconhecidos queimou na madrugada de quarta-feira a bandeira espanhola colocada no mastro da CM de Karrantza (Bizkaia), segundo informou o Departamento do Interior.
Ao que parece, trabalhadores municipais avisaram a Ertzaintza da ocorrência quando iam trabalhar, pelas 8h30. As Forças de Segurança da CAB deram início a uma investigação para esclarecer os factos e avaliar os danos causados, que não atingiram o edifício municipal. Para além disso, nem a ikurriña nem a bandeira local foram afectadas pelo fogo. / Fontes: Gara e SareAntifaxista