segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cerca de mil pessoas exigiram em Arbizu a libertação de Mendinueta

Cerca de mil pessoas participaram ontem em Arbizu (Sakana, Nafarroa) numa manifestação convocada pelo Herrira para reclamar a libertação de Jesus Mari Mendinueta, Poxtiña, que tem uma doença grave e se encontra encarcerado na prisão de Zuera.

Essa exigência tornou-se extensiva a todos os presos políticos bascos que sofrem de doenças incuráveis. No decorrer da mobilização, sempre debaixo de chuva, reclamou-se também o regresso dos refugiados a Euskal Herria.

Mendinueta tem uma doença reumática sistémica, o que lhe provocou uma uveíte anterior (doença dos olhos). Tem ainda duas hérnias discais (cervical e lombar) que lhe provocam dores no pescoço e no nervo ciático. Cumpriu a pena a que foi condenado em Maio de 2011.

Direito à saúde
O Herrira reclamou a sua libertação e a de todos os presos com doenças graves, para que possam receber uma assistência adequada e correcta. «De outra forma, a sua permanência na prisão pode contribuir (e já o está a fazer) para que estas patologias se agravem e se tornem irreversíveis - sobretudo quando o preso se encontra a centenas de quilómetros de casa, submetido a um regime penitenciário de excepção e sem possibilidade de receber a assistência correcta dos seus médicos de confiança», afirmou este movimento. / Notícia completa: Gara / Mais fotos aqui

Pela libertação de Josu Uribetxeberria, Eperra: marcha à prisão de León e manifestação em Arrasate
No sábado passado, seis vereadores e o autarca de Arrasate (Gipuzkoa) foram até à prisão de Mansilla de las Mulas (León), acompanhados por um autocarro cheio de conterrâneos. A delegação municipal tinha solicitado uma reunião à direcção do estabelecimento, mas esta não foi permitida pelas Instituciones Penitenciarias.
Em todo o caso, a delegação entrou na prisão e deixou uma carta ao director, na qual se dá conta do estado de saúde de Josu e se solicita a sua libertação.

Entretanto, as outras pessoas que tinham viajado de Arrasate andavam à volta da prisão, com música e fazendo barulho, até que o Josu chamou o irmão, que ali se encontrava, para lhe dizer que os estava a ouvir. E agradeceu a todos os que foram até León. Depois, alguns presos políticos bascos apareceram numa janela, vivendo-se momentos emocionantes.

Ao fim da tarde, pelas 19h30, a liberdade de Josu Uribetxeberria, Eperra, e a de todos os outros presos políticos bascos doentes foi novamente exigida, numa manifestação que percorreu as ruas de Arrasate. Entre as 400 pessoas que nela participaram encontravam-se membros dos Euskal Herriaren Lagunak, que falaram no final da mobilização. Afirmaram que a reivindicação dos direitos dos presos políticos bascos continua presente nas iniciativas sobre Euskal Herria que têm lugar pelo mundo fora; acrescentando que vão continuar a trabalhar pela divulgação, a nível mundial, dessa reivindicação. / Notícia completa: herrira.org e mondraberri.com

Ver também: «A solidariedade dos Euskal Herriaren Lagunak da Europa presente em Donostia e Arrasate» (askapena.org)

Kirruli foi lembrado em Indautxu, 26 anos depois da sua morte
No dia 8 de Junho de 1986, Joseba Asensio, Kirruli (Indautxu, Bilbo), apareceu morto na sua cela, na prisão de Herrera de la Mancha, em virtude de uma doença pulmonar. Hoje, 26 anos volvidos, há ainda tantos e tantos presos políticos bascos que têm de suportar a crueldade da prisão; 15 dos quais com doenças graves. O comité popular «Indautxura» exigiu ao Estado espanhol «a flexibilidade e a adaptação da política prisional». / Ver: Bilbobranka