sábado, 30 de junho de 2012

A Polícia prendeu o jovem algortarra Josu Rodriguez

De acordo com informações veiculadas pela esquerda abertzale, a Polícia prendeu hoje de manhã, em Bilbo, o jovem Josu Rodriguez, Nekora (Algorta, Bizkaia), que pode até já ter sido transferido para Madrid.
Na concentração de ontem (última sexta-feira do mês) em defesa dos direitos dos presos, o comité local do Herrira alertou para esse risco.
No dia 15 de Junho - na sequência de um recurso apresentado -, o Supremo Tribunal retirou um ano de prisão aos quatro a que a AN espanhola o condenara em Outubro de 2011, dos quais já cumpriu dois meses e cinco dias em 2007. O tribunal de excepção espanhol, que o acusou, entre outras coisas, de fazer parte de um grupo de kale borroka e de «depósito de artefactos incendiários», baseou-se nos depoimentos que Josu realizou enquanto se encontrava incomunicável.
Para protestar contra a detenção, haverá uma manifestação em Algorta na segunda-feira, dia 2 de Julho. Terá como lema: «Josu askatu! Errepresiorik ez!» e começa às 20h00 na Telletxe plaza. / Fonte: ukberri.net via Algortako Herrira / Ver: naiz.info

O Acordo de Gernika denuncia as detenções de Troitiño e Lerin
Os signatários do Acordo de Gernika criticaram as últimas detenções de cidadãos bascos - Antton Troitiño e Iñaki Lerin, em Londres, e Maialen Zuazo, em Bilbo. Segundo referiram, «nenhuma detenção irá tornar a resolução definitiva do conflito mais próxima», considerando que «o diálogo é o único meio eficaz para conseguir a paz».
Por outro lado, os habitantes do bairro donostiarra de Intxaurrondo manifestaram-se hoje ao meio-dia [na imagem] em protesto contra a detenção de Antton Troitiño e Iñaki Lerin.
Entretanto, os dois cidadãos bascos, que tinham sido levados para uma esquadra depois de serem detidos, foram presentes a um juiz da Corte de Westminster, que decretou a sua prisão preventiva até ao dia 20 de Julho, data em que irão novamente a tribunal. / Notícia completa: naiz.info

A Polícia francesa transferiu Ugaitz Errazkin e Jose Javier Oses para Paris
Os bascos Ugaitz Errazkin e José Javier Oses, detidos pela Polícia francesa na madrugada de terça-feira passada num andar da cidade occitana de Albi, perto de Toulouse, foram ontem levados para Paris para serem presentes à juíza francesa Laurence Le Vert. (Gara)

O Eleak pediu no Consulado italiano que o mandado europeu contra Lander Fernandez não seja aprovado
Um membro deste movimento e o irmão de Fernandez entregaram uma carta no Consulado italiano em Bilbo, na qual solicitam a suspensão da aplicação do mandado europeu emitido contra Lander. O movimento de defesa dos direitos civis e políticos considera que o pedido de extradição é uma mais tentativa de interferir com a nova fase política. / Ver: BilboBranka

VER também: «Nem uma aproximação de presos entre as 71 transferências destes seis meses», de Ramón SOLA (Gara)
A Etxerat realiza amanhã em Tolosa (Gipuzkoa) uma assembleia extraordinária para fazer um balanço dos últimos seis meses, para a qual convidou inúmeros agentes de todo o tipo. No relatório a que o Gara teve acesso conclui-se que «o novo tempo aberto em Euskal Herria não teve efeitos na política penitenciária». Para além do aval dado à «doutrina Parot», destaca-se um elemento: em 71 transferências não houve uma única aproximação, com excepção de uma, por razões médicas.