quinta-feira, 14 de junho de 2012

A selecção feminina de Euskal Herria estreia-se no dia 23, frente à Eslováquia

A estreia da selecção feminina de futebol de Euskal Herria contra a Eslováquia, no dia 23, será o ponto culminante de uma jornada lúdico-reivindicativa que a plataforma Hamaika Gara apresentou no princípio deste mês e que irá decorrer na zona desportiva de Anoeta, em Donostia. Organizada por EH Kirola, Esait e Kontseilua, o programa desta iniciativa visa fomentar o euskara, a oficialização das selecções bascas e a igualdade de género.

A festa na zona circundante do estádio de Anoeta é gratuita, mas, para aceder ao interior do estádio e assistir ao jogo, já é necessário comprar bilhete. Custam 5 euros para as idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos; dos 14 em diante, custam dez euros. O jogo é às 16h30.

As entradas podem ser adquiridas na Erniope Taberna e Aratz Erretegia (Donostia), na Kalderapeko (Bilbo), na Iruñazarra (Iruñea), na Kalostrape (Baiona) e na Hala Bedi Taberna (Gasteiz). Toda a informação está disponível na página hamaikagara.com, onde se pode também aderir ao manifesto da iniciativa. / Notícia completa: Gara

Entretanto, hoje de manhã, um conjunto de figuras ligadas às áreas do desporto, da cultura e das actividades culturais ligadas ao euskara deram o seu apoio à iniciativa e fizeram um apelo às pessoas para que vão ao jogo.

Entre os apoiantes da iniciativa contam-se os desportistas Naroa Agirre, Ibon Urbieta, Ander Vilariño, Irati Anda, Mikel Labaka, Bittor Alkiza, Iñaki Perurena, Asier Olaizola, Abel Barriola e Leire Olabarria, os bertsolaris Maialen Lujanbio e Jon Maia, o director do Berria Martxelo Otamendi, Igone Lamarain (membro da EHE), o actor Anjel Alkain, o franciscano Pello Zabala e a jornalista Ana Urkiza. / Mais info: Berria e naiz.info / Vídeos: Gaurko prentsaurrekoa / SPOTA