terça-feira, 19 de junho de 2012

A Ertzaintza prendeu quatro jovens em Bilbo, por incidentes relacionados com a Greve Geral de 29 de Março

De acordo com a informação divulgada pelo portal Bilboko Branka, quatro jovens bilbaínos foram detidos hoje de manhã na capital bizkaitarra, sendo acusados de atacar dois ertzainas nos incidentes que se verificaram na Buenos Aires kalea durante a jornada de Greve Geral de Março último.

Os detidos são o indautxuarra Aitor Fernandez, deustuarras Jon Telletxea e Irantzu Yaldebere e o arangoitiarra Urtzi Martinez.
Recorde-se que estas não são as primeiras detenções relacionadas com a Greve Geral, pois em Nafarroa já houve bastantes (e processos judiciais, multas, etc.).

Entretanto, um dos deustuarras detidos hoje de manhã, Irantzu Yaldebere, foi posto em liberdade, uma vez que é menor de idade; terá de depor em tribunal depois de amanhã. Os outros três detidos encontram-se em poder da Ertzaintza e estão à espera de ser presentes a um juiz. / Ver: topatu.info e BilboBranka

Violência policial em Gasteiz. «Quem nos protege de vocês?»
Bortizkeria poliziala Gasteizen. Nork babesten gaitu zuengandik?
Nos últimos tempos, a brutalidade policial tem aumentado por todo o País Basco e, muito especialmente, na capital de Araba. Nesta reportagem incluímos alguns casos concretos, como exemplo de tudo o que tem estado a acontecer. Produção: Halabideoak e Plazara!, Junho de 2012. / Fonte: eleakmugimendua.info