domingo, 10 de junho de 2012

«La maleta mexicana» em Larrabetzu

Larrabetzu vai receber no dia 11 de Junho La maleta mexicana, exposição que nos últimos três meses esteve em exibição no Museu de Belas Artes de Bilbo, com uma parte das fotografias que Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour fizeram durante a Guerra Civil. Trata-se de uma mostra de trinta imagens, algumas das mais significativas que Capa realizou no período que passou em Euskal Herria, em Maio de 1937, num dos momentos culminantes da ofensiva do exército fascista espanhol sobre a Euskadi republicana.

A exposição permanecerá aberta até 15 de Junho na Anguleri kultur etxea, em Larrabetzu. Esta localidade biscainha, que está nesta altura a assinalar o 75.º aniversário dos combates do Cinturão de Ferro, incluiu a exposição nos actos programados para evocar aqueles trágicos acontecimentos, que mergulharam Larrabetzu num mar de fogo e metralha, custaram a vida a centenas de gudaris e soldados republicanos asturianos e santanderinos que defendiam o Cinturão de Ferro e implicaram a perda da liberdade para milhares deles, feitos prisioneiros após a ruptura do cerco fortificado com o qual se quis impedir a queda de Bilbo nas mãos do fascismo.

A exposição foi inaugurada com a apresentação de Tristísima ceniza, romance gráfico do historiador Mikel Begoña, com desenhos de Iñaket, que a editorial catalã Norma publicou e que narra as andanças de Robert Capa em Euskal Herria nos dias cruciais em que esta terra lutava desesperadamente contra o fascismo.

Ambos os autores foram apresentados pelo escritor Edorta Jiménez, autor da única biografia de Robert Capa publicada em euskara. Edorta Jimenez fez um retrato literário de Robert Capa e do seu compromisso antifascista. Por seu lado, Mikel Begoña contou aos assistentes como foi trabalhoso o processo de criação do livro, que exigiu uma rigorosa documentação tanto para elaborar o guião como para desenhar a parte gráfica da obra. / Notícia completa: naiz.info