sábado, 16 de junho de 2012

«The Fields of Athenry» - mentalidade resistente

A música «The Fields of Athenry» foi cantada na quinta-feira pelos excelentes adeptos irlandeses e provocou uma reacção em todos os adeptos e meios de comunicação social que assistiram à partida, entre espanhóis e irlandeses, pela emotividade, persistência e, principalmente, por ser cantada a partir dos 83 minutos de jogo, durante mais de 15 minutos, bem para lá do tempo regulamentar, numa altura em que a Irlanda perdia já por quatro bolas a zero.
 
Uma demonstração patriótica e de carinho pela sua selecção, claro que a letra desta música diz muito a todos os que nesta altura lutam contra outros «ingerentes» no seu país (os mesmos que por cá andam). Desde 1970, altura em que foi escrita por Pete St. John, esta música foi considerada um hino no apoio à luta irlandesa contra o domínio inglês na Irlanda do Norte. A música tem inúmeras versões de vários estilos e aqui vos deixamos uma versão dos The Dubliners, onde é possível ouvir o público cantar, entre outras coisas, «Hey baby let the free bird fly», «IRA» e «God fuck the queen».
 
[Durante o jogo de quinta-feira, ainda foi possível assistir nas bancadas à solidariedade activa de muitos irlandeses, que empunhavam a bandeira basca e a dos presos bascos.] / Mais info e letra: mentalidade resistente

Sobre o Norte da Irlanda e Euskal Herria:
«Procesos de Paz: El caso del norte de Irlanda y sus enseñanzas para Euskal Herria», de Kimetz kolektiboa (NortedeIrlanda)
James Connolly, revolucionario marxista irlandés en enero de 1897: «Si mañana echáis al ejército inglés e izáis la bandera verde sobre el Castillo de Dublín, a menos que emprendáis la organización de una república socialista todos vuestros esfuerzos habrán sido en vano. Inglaterra todavía os dominará».