quinta-feira, 28 de junho de 2012

As peñas de Iruñea apresentam as faixas para estes sanfermines

As peñas de Iruñea apresentaram as actividades que vão realizar no sábado no âmbito do dia das peñas, a última grande festa antes do San Fermin. Como todos os anos, será uma jornada em que não faltará a música, a dança, a comida e a bebida, mas para muitos o momento mais esperado será aquele em que as 16 peñas trouxerem para a rua as faixas que prepararam para este ano, e que foram apresentadas hoje.

Representantes da Federación de Peñas explicaram que este ano participaram mais pintores que em anos anteriores, o que propiciou uma maior variedade de estilos. As personagens mais caricaturadas são a presidente de Nafarroa, Yolanda Barcina; o autarca de Iruñea, Enrique Maya; e o rei espanhol, Juan Carlos de Bourbon.

Em relação à temática, a absorção da Caja Navarra, a crise e os cortes, o aniversário da conquista, o TGV e as «tartes» ou o riau-riau são algumas das questões mais abordadas. Fonte: naiz.info

Ver também: «CAN, murrizketak, Barcina, Riau-riaua eta Nafarroaren konkista dira peñen pankartetako protagonistak» (Berria)

Fotos: Sanferminetako Peñen Pankartak