sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prendem Antton Troitiño e Iñaki Lerin em Londres

Os cidadãos bascos Antton Troitiño e Iñaki Lerin, sobre quem pendiam ordens de detenção da Audiência Nacional espanhola, foram presos em Londres esta madrugada.

O Ministério espanhol do Interior informou numa nota que a operação foi levada a cabo por agentes das forças de segurança britânicas CGI e da Polícia Metropolitana londrina em colaboração com a Polícia espanhola.

Os dois cidadãos bascos foram detidos numa casa do bairro londrino de Hounslow, pouco antes das 5h00 em Euskal Herria (4h00 na República Portuguesa).

A Polícia inglesa confirmou as detenções e, numa breve nota, fez saber que os detidos se encontram numa esquadra do centro de Londres.

Troitiño deixou para trás a prisão de Huelva no dia 13 de Abril de 2011, depois de ter passado 24 anos encarcerado. [Na foto, recepção a Troitiño depois de sair da prisão.]
Desde o momento da sua libertação, o habitante de Intxaurrondo (Donostia) foi alvo de uma campanha política e mediática que tinha como objectivo o seu regresso à prisão.
Assim, apenas uma semana mais tarde, no dia 20, o mesmo tribunal que tinha decretado a sua libertação, a Audiência Nacional espanhola, ordenou a sua busca e captura. Nessa altura Troitiño já se encontrava em parte incerta.

Sobre Lerin pende também uma ordem de detenção desde que, em Abril de 2007, escapou a uma operação da Guarda Civil que se saldou com a detenção de dez pessoas. Em Maio desse mesmo ano, Lerin foi processado pelo tribunal especial juntamente com outras catorze pessoas, a quem imputavam crimes de «pertença» ou de «colaboração» com a ETA. / Fonte: naiz.info

Ver também: «Antton Troitiño eta Iñaki Lerin atxilotu dituzte Londresen, ETArekin lotuta» (Berria)

«A esquerda abertzale afirma que o PP "não tem vontade nenhuma de ultrapassar o conflito"» (naiz.info)

«Diversos agentes políticos e sindicais de Donostia fazem apelo à mobilização contra as detenções» (naiz.info)
Numa nota, o Eusko Alkartasuna, a Alternatiba e a esquerda abertzale da capital guipuscoana, juntamente com os sindicatos LAB, STEE-EILAS e EHNE, denunciaram as detenções ocorridas em Londres, «especialmente a do donostiarra Antton Troitiño». Convocaram uma concentração para hoje (20h00, Mirakruz Gainan) e uma manifestação para amanhã (13h00, rotunda de Zubiaurre).