quinta-feira, 14 de junho de 2012

Grebalarien kolektiboa: orgulho pela participação na Greve e apelo à luta contra a injustiça social e a repressão


No final do vídeo, lista de sindicatos e colectivos sociais que aderem ao manifesto do colectivo de grevistas.

Foi hoje apresentado o colectivo «Grebalarien lagunak», formado por pessoas que participaram na Greve Geral e que, nalguns casos, foram detidas ou multadas por isso. O colectivo conta com o apoio de dezenas de colectivos sociais.

Segundo informaram, existem 16 casos de indiciamento por crime contra os trabalhadores (até 3 anos de prisão), 33 casos de acusações por desordem pública (até 3 anos de prisão), seis por crime de dano (até 2 anos de prisão), um caso de imputação por atentado à autoridade (até 3 anos de prisão) e 55 pessoas multadas (até 31 960€).

Na conferência de imprensa que hoje deram em Iruñea, na qual leram o manifesto do colectivo, afirmaram estar orgulhosos por terem participado «na greve que mais êxito teve em Navarra nas últimas décadas», orgulhosos por fazerem parte dos milhares de pessoas que em Navarra «querem mudar o actual estado social e económico a que a classe política governante os condena».

Depois de se referirem à «caça às bruxas», à série de operações lançadas na sequência da Greve Geral de 29 de Março pelo Partido Popular e pelos «de sempre», que deixou um saldo de quarenta pessoas detidas, imputadas de vários crimes, multadas e com julgamentos à vista, disseram: «nós, detidos, multados e imputados, rebelamo-nos contra este jogo macabro. Sublevamo-nos contra a sua pretensão de nos fazerem duvidar da eficácia da luta e do protesto social.
Pedimos a rebelião social como saída e único caminho para que a balança da justiça se incline para lado justo e não para o legal de leis sobre as quais o povo não teve oportunidade de se pronunciar», referiram. / Notícia completa: ateakireki.com [Todo o manifesto, em castelhano, no vídeo.]