Aritz Arzallus (Azpeitia, Gipuzkoa) foi condenado pelo tribunal de excepção espanhol a um ano de prisão e a sete anos de inabilitação por ter afixado uma faixa em que se defendia os direitos dos presos nas festas de Santo Inácio de 2011, sendo acusado de... «enaltecimento do terrorismo».
O azpeitiarra foi julgado na AN espanhola na terça-feira passada, ficando então a aguardar pela sentença, que foi hoje conhecida. No julgamento, a magistrada Teresa Sandoval pediu que o azpeitiarra fosse condenado a um ano de prisão e a onze de inabilitação. / Fonte: naiz.info / Ver: uztarria.com
Os signatários do Acordo de Gernika qualificaram como «grave agressão ao processo que avança imparável em Euskal Herria» as detenções, anteontem, de Ugaitz Errazkin e José Javier Oses, já que a «ETA declarou o fim definitivo da sua actividade armada e se mostrou disposta a dialogar». «Lamentavelmente parece que a direcção tomada pelos estados é a oposta».
De acordo com a agência Efe, ontem os dois jovens ainda se encontravam em Toulouse, à espera de serem transferidos para Paris. / Fonte: Gara
O Tribunal Superior de Londres indeferiu ontem o pedido feito pela defesa do preso político Eneko Goieaskoetxea, que pretendia recorrer da decisão tomada pela Corte Suprema de o extraditar para o Estado espanhol.
De acordo com a EFE, o Tribunal não considerou válida a argumentação de que determinadas questões legais mereciam ser estudadas pela máxima instância judicial da Grã-Bretanha. O gernikarra esgotou assim todos os recursos legais nos tribunais britânicos e poderá ser extraditado nos próximos dias.
Contudo, no caso de decidir recorrer para o Tribunal de Estrasburgo, haverá a possibilidade de o Tribunal Superior, que não precisou nada quanto à data da extradição, considerar pertinente não a concretizar para já. / Fonte: Gara
Quatro jovens serão libertados hoje, depois de pagarem fianças
De acordo com a informação veiculada pelo Urola Kostako Hitza, quatro presos políticos bascos devem sair hoje da prisão, sob fiança e à espera de julgamento: Beñat Lizeaga (Zumaia), Bergoi Madernaz (Gasteiz), Aitziber Plazaola (Bergara) e Xalbador Ramirez (Donostia).
De acordo com a mesma fonte, o zumaiarra Lizeaga terá de pagar uma fiança de 30 000 euros. Até ao momento, não se sabe qual foi o montante estabelecido para os restantes. Os quatro jovens independentistas participaram no fechamento de Izpura (Nafarroa Beherea), em Fevereiro do ano passado, contra o mandado europeu, tendo sido detidos ao longo do mês seguinte.
Foram posteriormente extraditados e encarcerados. Com eles estavam Irati Tobar, Endika Perez, Aiala Zaldibar e Jazint Ramirez. Os dois últimos foram postos em liberdade nas últimas semanas, sob fiança. / Fonte: naiz.info / Ver: gazteiraultza.info
Leitura:
«Txus askatu, orain!», de Joseba MARTÍN e Josu ZABALO (Gara)
Cuando el preso político basauriarra Txus Martín intentó acabar con su vida, llevaba ocho años de cárcel en el Estado francés. Cinco de ellos, en aislamiento.