segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Herrira entregou pequenas malas aos candidatos às eleições no País Basco Norte

Ontem, teve lugar a segunda volta das eleições para a Assembleia Nacional de Paris, e o movimento Herrira interpelou alguns dos candidatos junto aos locais de voto, entregando-lhes uma maleta azul que deviam levar para a capital do Estado francês.
Cada mala continha: uma apresentação do movimento Herrira, uma convocatória para a manifestação de 13 de Outubro (em Baiona) e um documento sobre Ion Kepa Parot. Pediu-se-lhes que respondessem com urgência à situação dos presos e à de Ion Kepa Parot. Colette Capdevielle, Michèle Alliot-Marie, Frantxoa Maitia e Sylviane Alaux pegaram nas suas malas sem qualquer problema; quanto a Jean Grenet, os membros do Herrira não o conseguiram ver ou localizar. (herrira.org)

Nesta foto, Xabier Soubelet, escritor e pintor bem conhecido de Donibane Lohizun (Lapurdi), que andou a fazer de embaixador com duas malas na mão, entrega uma delas a Sylviane Alaux; a outra, entregou-a MAM. (kazeta.info)

Quanto aos resultados da segunda volta das eleições no País Basco Norte, ver Berria, kazeta.info e Gara

O Herrira pede um «resgate» para as famílias atingidas pela dispersão dos presos políticos bascos

O Supremo espanhol absolve Mikel de Gregorio
O Supremo Tribunal (ST) espanhol absolveu ontem Mikel de Gregorio, condenado anteriormente a quatro anos de prisão por «depósito de artefactos incendiários», e baixou a pena de Josu Rodríguez para três anos - tinha sido condenado por actos de sabotagem em Uribe Kosta entre 2004 e 2007.
Na Audiência Nacional decorreu o julgamento do gasteiztarra Ibai Peña, detido em Baiona em Março último. O MP continuou a pedir nove anos de prisão para Peña, que acusa de ter participado na queima de duas caixas de Multibanco em Gasteiz. Por outro lado, houve mobilizações pelos presos em vários pontos do território basco. / Fonte: Gara [Errepresioa ez da bidea!]

Comunicado dos Euskal Herriaren Lagunak de Itália: Lander askatu!
Membros dos EHL de Itália criaram um novo blog que tem por objectivo denunciar o caso de Lander e divulgar informação com ele relacionada. «Liberta immediata per Lander Fernández!»
Ler comunicado em askapena.org