O colectivo Plazara!, designação do movimento Eleak em Araba, volta a tomar as ruas de Gasteiz no próximo dia 23 de Junho, véspera de São João. Desta vez, a plataforma solidária, criada para defender os direitos políticos e civis de todos os cidadãos, convocou uma marcha, que partirá às 19h00 do bairro de Judimendi, para denunciar a situação em que se encontram 48 gasteiztarras. Cerca de meia centena de pessoas que têm de enfrentar a justiça espanhola e francesa por terem reivindicado os seus direitos políticos em Euskal Herria.
Numa conferência de imprensa que deram na quarta-feira no M-3 Memoria Gunea, espaço localizado no bairro de Zaramaga, Txerra Bolinaga e Patrick Jilbert afirmaram, em representação do Plazara!, que actualmente, dos 48 cidadãos gasteiztarras referidos, 35 aguardam por julgamento e vinte afirmam ter sido torturados pelas forças de segurança dos dois estados envolvidos no conflito armado.
No mesmo sentido, Jilbert disse que os 48 imputados, que cumpriram 55 anos de prisão preventiva à espera de julgamento e tiveram de gastar mais de 720 000 euros para pagar as fianças decretadas pela justiça de Madrid e Paris, poderiam passar 257 anos - somando todas as penas - nas prisões espanholas e francesas, no caso de serem condenados pela sua actividade política. / I.S. / Fonte: Gara
Suaren konjurua (Plazara!)
Não percam o vídeo. Véspera de São João. É a conjura do fogo.