sábado, 23 de junho de 2012

Ameaças a eleitos e trabalhadores municipais de Etxarri

A sessão de Câmara de Etxarri-Aranatz (vale de Sakana, Nafarroa) aprovou uma moção em que denuncia a agressão, os insultos e as ameaças de morte proferidos contra eleitos e trabalhadores municipais.
A moção surge na sequência da pintada que apareceu no dia 15 deste mês - festa de San Adrián - na ermida em que ia ter lugar uma romaria; nessa pintada insultava-se e ameaçava-se de morte o autarca de Etxarri, Joxi Bakaikoa, e vários vereadores e trabalhadores municipais.

Na moção aprovada, a Câmara de Etxarri faz um apelo a todos os habitantes para que trabalhem pela construção de uma convivência e de uma sociedade democrática. Recorda ainda que, nos últimos meses, apareceram graves pintadas em Etxarri, mas salientando que esta, pelo facto de os trabalhadores municipais também serem ameaçados, é especialmente grave. / Fonte: Gara

Ver também: «Etxarriko alkate, zinegotzi eta udal langileen aurka irain eta mehatxu larriak salatu dituzte» (ateakireki.com)

A esquerda abertzale recupera a sua sede em Elizondo, dez anos depois
A esquerda abertzale de Baztan (Nafarroa) conseguiu recuperar a sua sede ao cabo de dez anos, segundo informou o Arranbela. Este portal recorda que, no âmbito da ofensiva contra a esquerda abertzale, a Guarda Civil vedou o acesso à sua sede em Elizondo.
Agora, o estado em que a sede se encontra é lamentável, pois está cheia de formigas, com os vidros partidos e repleta de humidade. «É semelhante ao que se passou com o Egin», denunciou a esquerda abertzale. / Fonte: Gara

Na Txantrea, outra operação contra a cultura
A repressão em Nafarroa centra-se, mais uma vez, nos Movimentos Sociais e na acção popular
La Txantrea auzoa, Iruña * E.H.
Na sexta-feira passada a Akelarre Kultur Elkartea, no bairro iruindarra da Txantrea, foi alvo de uma nova investida da Polícia Nacional espanhola. Mais uma operação contra a cultura. No decorrer da «operação», foi detido o trabalhador do bar, que é acusado de «atentado à autoridade e resistência» e para quem pedem 18 meses de prisão e uma multa 1700 euros.
Este sócio da Akelarre Kultur Elkartea será julgado no dia 27 de Junho. A SareAntifaxista expressa-lhe todo o seu apoio. / Fonte: SareAntifaxista