Mais de mil eleitos dos sete herrialdes deram o seu apoio à comissão formada para reorganizar a Udalbiltza, tendo enfatizado a necessidade de uma instituição nacional neste novo tempo político.
Igor Eguren, autarca de Ordizia (Gipuzkoa), Iratxe Lopez de Aberasturi, vereadora de Gasteiz, e Daniel Olzamendi, autarca de Izpura (Nafarroa Beherea), anunciaram, no Baluarte jauregia, em Iruñea, que vai ser constituída uma comissão para reorganizar a Udalbiltza.
Loren Arkotxa, ex-lehendakari da Udalbiltza, tomou a palavra para dizer que o novo tempo político exige que se ponha novamente a funcionar a instituição nacional. Ao mesmo tempo, fez um apelo à fusão da Udalbiltza e da Udalbide.
A instituição nacional irá basear-se nos cinco pontos aprovados quando a Udalbiltza nasceu, em 1999. O primeiro afirma que Euskal Herria é uma nação. O segundo que o objectivo da Udalbiltza é fortalecer a estruturação política de Euskal Herria assente na sua territorialidade. O terceiro ponto afirma que a Udalbiltza nasce com o propósito de unir forças e, para tal, acrescenta que irá promover dinâmicas políticas a nível nacional.