terça-feira, 12 de junho de 2012

Pelos direitos dos presos e pela paz, mobilização convocada para 13 de Outubro


O Herrira mugimendua anunciou uma mobilização para o dia 13 de Outubro em defesa dos direitos dos presos. Será em Baiona, e partirá às 16h30 da Euskaldunen plaza / Place des Basques.
Com o lema «Hurbildu bakera, Giza Eskubide guztiak Euskal Presoak Euskal Herrira» [Aproxima-te da paz, Todos os direitos humanos, Os presos bascos para o País Basco], querem enfatizar a importância que o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos tem para se chegar a uma solução e à paz.

A manifestação é só em Outubro, mas já está em marcha uma campanha de contactos com representantes eleitos do País Basco Norte e até à data da manifestação, nas próximas semanas e meses, haverá múltiplas iniciativas relacionadas com a reivindicação dos direitos dos presos. / Fonte: Berria e herrira.org

Dia 14, conferência em Ondarroa sobre a mulher, a tortura e a prisão
A conferência, que contará com a presença de Aiora Epelde e Izaro Lopez (ex-presas) e Lorea Bilbao (TAT - Grupo contra a Tortura), terá lugar esta quinta-feira, dia 12, às 19h00, na Guzur Etxea.

Organização: Ein Daigun Bidi e Ondarroako Emakumeen Taldea
Colaboração: Emakumeen Udal Berdintasun Kontseilua
Fonte: Turrune!

Para hoje, às 19h00, estava agendada em Ortuella (Bizkaia) uma conferência sobre a «Doutrina Parot», a cargo de Iñaki Goioaga, advogado de um preso da terra a quem ela foi aplicada, Patxi Gómez. (herrira.org)

Nasceu em Bilbo a iniciativa Ezpam!, pela defesa dos direitos civis e políticos
A iniciativa nasceu com o objectivo de denunciar a situação de Gaizka Astokizaga e Alberto Marin, Rupi [ler ALERTA], e visa fazer alastrar os «gestos solidários das gentes do bairro em prol dos direitos civis e políticos» em San Inazio e Ibarrekolanda. Já se realizaram diversas iniciativas. / Ver: BilboBranka