quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bilbo: grande apoio aos membros do gaztetxe Patakon e manifestação na sexta-feira

No dia 1 deste mês, um grupo de jovens ocupou o Patakon, um edifício no bairro bilbaíno de Uribarri que se encontrava vazio há mais de 50 anos; até ser ocupado nunca teve qualquer utilização. Ontem, por volta das 19h00, dois agentes da Ertzaintza à paisana entraram no local e identificaram 19 pessoas - catorze no interior do gaztetxe e cinco cá fora; no entanto, o edifício não foi despejado.

Hoje, os membros da Patakoneko asanblada deram uma conferência de imprensa, no decorrer da qual deram a conhecer o grande apoio que estão a ter no bairro. Por exemplo, nas últimas duas semanas conseguiram reunir mais de mil assinaturas. Vincaram também a sua intenção de continuar «a trabalhar» e fizeram um apelo ao município bilbotarra no sentido de agir com bom senso.

Os membros do Patakon denunciaram também a «perseguição» da Ertzaintza nos últimos dias. De acordo com os jovens, os ertzainas andaram a rondar a casa, e alguns à paisana já tinham tentado entrar no edifício. Disseram ainda que, anteontem, seis pessoas foram identificadas nas imediações do Patakon.

Na conferência de imprensa de hoje, os jovens convocaram ainda uma manifestação para esta sexta-feira, com início previsto para as 19h30 na Praça das Escolas do bairro de Uribarri. Com esta mobilização, pretende-se denunciar o acosso da Ertzaintza e expressar apoio ao projecto. / Fonte: Berria e naiz.info / Vídeo: Ongi etorri Patakon