quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bizikleta Martxa em Iruñea contra a criminalização da solidariedade

Recentemente, cinco jovens navarros foram condenados por exibirem fotos de presos políticos bascos na Korrika de 2009. Numa conferência que o movimento Eleak deu hoje de manhã na capital navarra, em que estiveram presentes David Urdin (um dos jovens condenados) e Asier Biurrun (membro do Eleak), foi anunciada a Bizikleta Martxa, uma iniciativa que terá lugar este sábado em Iruñea, às 12h30, a partir da Baratxurien plaza, com a qual se pretende protestar contra a sentença que condenou os jovens solidários com os presos políticos na Korrika de 2009 e activar a sociedade na defesa dos direitos civis e políticos fundamentais. / Ler texto da conferência de imprensa (em euskara e castelhano): lahaine.org / Na foto: David Urdin e Asier Biurrun.

Múltiplas iniciativas solidárias com os presos políticos bascos para estes dias
Em Altsasu (Nafarroa), o Herrira Mugimendua preparou diversas iniciativas para os próximos dois fins-de-semana. De tudo, talvez o mais importante seja a recolha de assinaturas (em ambos os fins-de-semana) pela libertação de Poxtina, preso político do vale de Sakana que se encontra gravemente doente. Haverá, para além disso, um almoço, venda de material e uma fotografia. (ateakireki.com)

Já em Pasai Antxo (Gipuzkoa), o Herrira está a preparar um jantar solidário com os presos para a noite de São João, com tortilha de batata e sardinhada. O dinheiro que se conseguir juntar será utilizado para fazer frente às despesas resultantes da política penitenciária. (herrira.org)

O bairro de Donibane (São João), em Iruñea, está a viver agora as suas festas, e também ali o Herrira preparou um programa intenso em solidariedade com os presos: quinta-feira, «Contra a dispersão»; sexta-feira, «Presos com doenças graves»; sábado, «Não à pena perpétua»; domingo, «Dia da Solidariedade». (ateakireki.com)

Também pelos direitos dos presos políticos bascos, foi convocada para ontem, em Bilbo, uma bizikleta martxa ao monte Pagasarri, com partida do Parque de Errekalde. (BilboBranka)

Concentração em Bilbo pela libertação de Txus Martin
Organizada pelo movimento Herrira, teve lugar hoje em Bilbo uma concentração, frente ao Palácio da Justiça, pela libertação de Txus Martin e dos restantes presos que se encontram gravemente doentes. (Berria) / (Fotos: sostxusmartin)

Primeira concentração pelos presos em Sarriguren
Decorreu na terça-feira à tarde a primeira concentração em defesa dos direitos dos presos políticos bascos em Sarriguren (Nafarroa), na qual estiveram presentes 50 pessoas. A partir de agora, as concentrações realizar-se-ão todas as terças-feiras. / Fonte: ateakireki.com

Leituras:
«Presos e presas políticas vascas a Euskal Herria», de Josu ESPARZA IRAIZOZ (ateakireki.com)
Pero no tengamos miedo, porque tenemos la fuerza de la razón. Sigamos trabajando y gritando bien alto: presos y presas políticas vascas a Euskal Herria.

«La Defensora del Pueblo de Madrid ha solicitado a Etxerat los documentos médicos de los presos gravemente enfermos», de Etxerat (etxerat.info)
Desde la Asociación Etxerat valoramos positivamente que la defensora del Pueblo Maria Luisa Cava de Llano muestre su preocupación a cerca de nuestros familiares y allegados con enfermedades graves e incurables.