quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Guarda Civil detém dez pessoas, entre elas três advogados, na Bizkaia e em Gipuzkoa


A Guarda Civil deteve os advogados Jon Enparantza, Iker Sarriegi e Arantza Zulueta, em Hernani e em Bilbo, onde também foram detidos Naia Zuriarrain e Erramun Landa, segundo a Europa Press. Em Gernika prendeu o responsável do LAB Arrantza, José Luis Gallastegi, e em Sopela Saioa Agirre. Em Donostia, deteve Juan Mari Jauregi e Asier Etxabe, de acordo com a Efe e a Europa Press, que dá ainda conta da detenção de Joxe Domingo Aizpurua em Usurbil. A operação foi ordenada pelo juiz Fernando Grande-Marlaska.

Os advogados Jon Enparantza e Iker Sarriegi foram detidos em Hernani, enquanto a também advogada Arantza Zulueta foi presa em Bilbo, tal igual como Naia Zuriarrain e Erramun Landa Mendibe, de acordo com a agência Europa Press. A Guarda Civil está a efectuar buscas nos escritórios de Zulueta, na Elkano kalea, em Bilbo, e nos de Enparantza e Sarriegi, em Hernani.

Por volta do meio-dia, a Guarda Civil chegou ao escritório de Zulueta, onde prendeu a advogada e a ex-presa Naia Zurriarrain, que ali trabalha, e mandou sair o resto das pessoas que se encontravam no escritório, antes de iniciar as buscas.

Oito jipes do corpo militar, efectivos da Ertzaintza e da Polícia Municipal fecharam a Elkano kalea, onde as câmaras chegaram antes da própria Guarda Civil.

Também inspeccionaram a casa de Zurriarrain em Botika Vieja, Deustu, e a habitação de Zulueta, em Lemoiz.

Para além disso, em Gernika foi preso, depois das 12h30 (hora de EH), José Luis Gallastegi Lagar, responsável da secção Arrantza do LAB. Segundo o Gara pôde apurar, guardas civis à paisana entraram na sede do sindicato abertzale e levaram-no sem lhe mostrar o mandado de detenção. Disseram-lhe que está acusado de «colaboração».

Pouco antes das 13h teve lugar a detenção de Saioa Agirre Arauko na escola Zipiriñe, em Sopela. A natural de Zornotza estava a dar uma aula quando agentes da Guarda Civil chegaram à escola para falar com a jovem, «por um assunto particular».

Inicialmente e face às questões dos responsáveis da escola, afirmaram que não traziam qualquer mandado de detenção. Perante a insistência dos efectivos do corpo militar em ver Agirre quanto antes, apesar de faltarem dez ou quinze minutos para acabar a aula, a directora e outros trabalhadores dirigiram-se à sala de aula dos três anos onde a jovem se encontrava.

Quando lhe foi comunicado que os guardas civis não possuíam mandado de detenção, a jovem recusou-se a sair. Foi então que os militares disseram que tinham a ordem judicial, mas recusando-se a explicar as razões e exigindo a presença de Agirre, que saiu da sala de aula.

Depois de lhe mostrarem o mandado de detenção, a jovem pegou na sua bolsa e abandonou a Zipriñe Ikastetxea entre as 12h50-12h55.

No final do ano passado, a jovem foi retida em Aulestia e levada pela Guardia Civil para um monte. Foi submetida a interrogatórios e disseram-lhe que «um dia havia de levar um susto».

A Europa Press informou sobre a detenção de Juan Mari Jauregi Zalakain em Donostia. A Guarda Civil deteve-o na sua casa, no bairro de Egia.

Também na capital guipuscoana, foi detido Asier Etxabe Azkue, segundo informou a Efe.

Em Usurbil foi preso Joxe Domingo Aizpurua, segundo divulgou a Europa Press, referindo que, con esta detenção, se dá por concluída a operação.

Aizpurua recuperou a liberdade a 11 de Dezembro último, depois de ter cumprido a pena a que fora condenado pelos tribunais franceses.

A operação foi ordenada pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska, que acusa os detidos de «integração» ou «colaboração com organização terrorista», de acordo com a Efe. Em concreto, esta agência afirma que os acusa de terem servido de correio à organização armada e «supervisionar a fuga de membros do grupo, entre outros delitos».

Segundo a agência Europa Press, que cita fontes policiais, a operação tem a sua origem em supostas informações policiais recolhidas após as detenções de quatro militantes abertzales na cidade de Bordéus, em Maio de 2008. Baseando-se nesses mesmos documentos foi detido, entregue ao Estado espanhol e encarcerado o advogado Joseba Agudo. A agência referida indica que as detenções hoje efectuadas estão relacionadas com essa detenção.
Fonte: Gara
-
Entretanto, o Movimento pró-Aministia já anunciou diversas mobilizações para hoje ao final da tarde. Errepresioa amaitu!