sexta-feira, 30 de abril de 2010

Presos políticos bascos


Oihana Garmendia, presa política santurtziarra, foi hospitalizada de urgência
A santurtziarra Oihana Garmendia, reclusa na prisão francesa de Fleury, teve de ser levada para um hospital. De acordo com informações avançadas pela família à Etxerat, uma presa social cuja cela fica próxima da de Oihana ateou fogo à sua cela. A demora em retirar as presas do local podia ter provocado uma tragédia. Oihana deu entrada no hospital por ter inalado fumo e por ter várias fracturas nos pulsos, causadas pelos murros que deu na porta para que a retirassem dali.
Fonte: etxerat.info

Entrevista a Ibai Azkona: «Querem infligir dor aos jovens bascos comprometidos e é por isso que nos querem meter na prisão»


Ibai Azkonari elkarrizketa from Apurtu Telebista on Vimeo.

Ibai Azkona vai ser encarcerado na segunda-feira para cumprir um ano de prisão, isto quando, no Estado espanhol, o normal é não aplicar prisão efectiva em casos de condenações inferiores a dois anos e dois meses de prisão. Ontem houve concentração solidária e, naturalmente, de protesto no bairro de Iturrama, em Iruñea. (Entrevista em euskara.)
Fonte: apurtu.org

O oreretarra Inaki Gracia, em liberdade
O preso político de Orereta Iñaki Gracia foi posto em liberdade, depois de a Audiência Nacional espanhola ter considerado que este já tinha cumprido a pena por pertença a grupo armado no Estado francês.
Gracia foi detido pela Polícia francesa a 15 de Setembro de 2000, sendo posteriormente condenado a dez anos de cadeia e proibido de residir em território francês. Em 2008, foi expulso para o Estado espanhol. Ao longo destes anos, passou pelas prisões de Fresnes, Boys d’Arcy, Fleury, La Santé, Lannemezan, Soto del Real e Puerto I.
Fonte: askatu.org