sábado, 17 de abril de 2010

Jon Anza: em Paris, espectacular acção de protesto, com um ferido e mais oito detidos


Ontem, nove jovens levaram a cabo um protesto espectacular no Arco do Triunfo, em Paris, relacionado com o desaparecimento e a morte do militante basco Jon Anza. Três desses jovens subiram, pouco antes das 11h da manhã, ao topo do monumento, tendo aberto uma faixa em que se via o rosto figurado do militante donostiarra e em que se interpelava a UMP e o PSOE em francês e inglês: «O que é que fizeram ao Jon?».
Os jovens desceram até à primeira plataforma em rapel e, de acordo com um comunicado da Segi, dois deles desequilibraram-se quando o outro foi detido. Um dos escaladores ficou bloqueado nos andaimes instalados num dos pilares, mas o terceiro, um lapurtarra de 29 anos, precipitou-se na calçada. Já a Askatasuna afirmou que a queda ocorreu porque a Polícia «soltou de forma brutal a corda que o sustentava».
Apesar de inicialmente se ter dito que sofrera diversas fracturas, os seus familiares confirmaram mais tarde ao Gara - depois de terem falado com elementos do Hospital Georges Pompidou, para onde foi levado pelos serviços de socorro - que tem apenas algumas contusões, e que estas não inspiram cuidados especiais.
Nove detidos, um deles ferido
Os dois jovens que o acompanhavam, bem como os seis que os apoiavam na acção de protesto, foram detidos. Saíram em liberdade ao fim do dia.
Fonte: Gara e Gara